Pplware

Análise ao smartphone Vernee Mars

Depois de já aqui termos testado o Vernee Thor e o Vernee Apollo Lite, chega a hora de testar um dos mais recentes smartphones da marca chinesa Vernee, o Vernee Mars.

Conheça todos os pormenores deste Vernee Mars que conseguiu surpreender pela positiva em alguns aspectos essenciais.

1 – Características Gerais

O Vernee Mars tem um ecrã de 5,5″ de resolução FullHD (1920×1080 píxeis). Vem equipado com o SoC octa-core Helio P10 da Mediatek a 2 GHz, tem 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão através de cartão microSD até 128 GB.

A versão do Android que integra é a 6.0 (Marshmallow), no entanto, já tem disponível a actualização para a versão mais recente 7.0 (Nougat). Tem Bluetooth 4.0, GPS, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e suporta a banda 20 da rede 4G LTE (800 MHz), usada em Portugal fora dos centros urbanos. Este Vernee destaca-se desde logo pelo local onde integra o seu sensor de impressões digitais que existe na lateral, junto aos botões de volume e power. Tem depois ainda integrados os sensores de luminosidade, a bússola, sensor de proximidade, acelerómetro e giroscópio.

A sua bateria, com tecnologia de carregamento rápido, é de 3000 mAh. Para carregamento e transmissão de dados, o Vernee Mars conta com uma porta USB Tipo-C. Vem equipado ainda com uma câmara fotográfica frontal, dedicada a selfies, com um sensor de 5 MP, e uma traseira de 13 MP com flash LED duplo.

Na caixa, a acompanhar o Vernee Mars, vem o adaptador de corrente, um cabo USB, o acessório para abrir a ranhura dos cartões e o manual de instruções em inglês.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,5″ FullHD (1920×1080 píxeis), ~401 ppp
Processador
  • CPU: MediaTek Helio P10 , octa-core a 2 GHz
Rede
  • Dual-SIM HSPA+/GSM/LTE (dual stand-by)
Sistema Operativo
  • Android 7.0 (Nougat)
Memória
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 32 GB
  • Memória externa: microSD até 128 GB
Câmara
  • Principal (traseira): sensor de 13 MP, com flash LED duplo
  • Secundária (frontal): sensor de 5 MP
Sensores
  • Impressão digital, acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio
Dimensões e peso
  • 185 x 120 x 55 mm, 161g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
  • GPS
  • Bluetooth: v4.0
  • USB Tipo-C
Bateria
  • 3000mAh, com tecnologia de carregamento rápido
Cores
  • Dourado e cinza (modelo em análise)

 

2 – Hardware e Design

O Vernee Mars apresenta-se com uma imagem renovada e bastante mais moderna que os modelos já aqui testados. É perceptível a inspiração que a marca teve num dos mais cobiçados topos de gama, o iPhone 7. O corpo é todo em metal, com plástico injectado na traseira de modo a assegurar a boa qualidade de captação de rede e desempenho dos sensores. Ainda sob a mesma inspiração no iPhone 7, encontra-se o ecrã que usufrui da tecnologia in-cell, fazendo com que o ecrã encaixe melhor na moldura do smartphone, o que permite ter uma moldura fina, um pormenor que também o torna mais harmonioso.

Na frente, acima do ecrã, está colocada a câmara de 5 MP, o altifalante e os sensores de luminosidade e proximidade e ainda o LED de notificações. Em baixo não existe qualquer botão ou inscrição da marca.

Na lateral, em baixo, está colocado o microfone, a porta USB Tipo-C e o altifalante principal. Na lateral direita estão os botões de volume, Power e o sensor de impressões digitais. Do lado esquerdo encontra-se a ranhura para os cartões nanoSIM (ou microSD) e microSIM. Em cima está o jack áudio de 3,5 mm.

Na traseira, em cima, encontra-se a câmara de 13 MP com flash LED duplo de dois tons e, em baixo, a inscrição da marca. A traseira tem uma ligeira curvatura de forma a ser mais fácil de agarrar quando está assente numa mesa, acabando por ser também mais ergonómico.

 

3 – O que distingue o Vernee Mars?

A grande novidade do Mars é a posição onde está colocado o sensor de impressões digitais. Ao invés de um botão frontal, ou de um sensor traseiro, a Vernee optou por colocá-lo na lateral, junto aos botões de power e volume, mas esta posição não é propriamente uma novidade. Por exemplo a Sony, em 2015, já o havia feito com o seu Xperia Z5, mas este foi o primeiro modelo do género que tive oportunidade de testar.

De facto, à primeira vista, a posição pode parecer interessante, contudo, a experiência diz-me que um sensor na frente ou na traseira acaba por ser mais prático. Em primeiro lugar, dada a sua posição, ao agarrar o smartphone é quase inevitável não tocar no sensor sem intenção de o desbloquear. Ou seja, este toque não é feito de uma forma precisa o que acaba por bloquear a funcionalidade de desbloqueio por impressão digital, tendo que colocar o código de desbloqueio manualmente. Por outro lado, uma vez que área de pressão é mais reduzida, parece haver uma maior imprecisão na detecção do dedo e o desbloqueio também é feito de uma forma mais lenta.

O sensor distingue o Vernee Mars, mas não está aprovado!

Por outro lado, a qualidade do ecrã destaca-se pela positiva. Além da tecnologia in-cell que lhe oferece um acabamento mais sofisticado, apresenta excelentes cores e um contraste muito bom.

Tendo como base de comparação o modelo da mesma marca, o Vernee Apollo Lite, a qualidade de som melhorou de forma substancial neste Mars, bem como a autonomia, com o Mars a aguentar dois dias de utilização moderada, ao nível da maioria dos smartphones testados por nós.

 

4 – Interface e desempenho

Uma das características dos smartphones da Vernee é o facto de virem com a versão mais pura do Android e sem grandes aplicações instaladas, sendo que nem as da Google estão incluídas à excepção da Play Store.

O smartphone chegou-nos com a versão 6.0 do Android Marshmallow, tendo recebido actualização para a versão 7.0 Nougat. A versão 6.0 apresentou-se mais estável e mesmo os resultados de benchmark conseguiram ser ligeiramente melhores na versão mais antiga. Depois da actualização surgiram alguns pequenos bugs, nomeadamente, na aplicação da câmara e na transição entre algumas aplicações. Ficamos a aguardar uma actualização que os corrija.

De uma forma geral, o Mars consegue um bom desempenho executando bem todas as tarefas de forma competente. Em jogos que requerem maior capacidade de processamento é notório algum lag, ainda que não tenha sido prejudicial para o decorrer do jogo.

A navegação através de GPS decorreu com normalidade, tanto em viagens de carro como em caminhadas, ainda que a captação de satélites não seja tão eficiente quanto outros smartphones da mesma gama.

Olhando para os números conseguidos através do benchmark, no AnTuTu o Vernee Mars conseguiu alcançar valores que rondam os 48 mil pontos. Com a versão 6.0 do Android, o valor situou-se ligeiramente acima dos 50 mil. Com o GeekBench, no Nougat, conseguiu em single-core 739 pontos e em multi-core 2838 pontos.

 

5 – Câmaras

O Vernee Mars traz uma câmara principal com um sensor de 13 MP e a secundária com sensor de 5 MP. Quanto à aplicação Câmara é a conhecida do Android e permite a captura em modo panorâmico, com HDR, tem detecção de rosto, de sorriso, captura com atraso e ainda captura por gestos. Além do mais conta com vários filtros de imagem.

Os resultados das fotografias com a câmara principal são muito bons, principalmente em ambientes com muita luz. Permite focar diferentes profundidades de forma eficiente e as selfies também ficam com boa qualidade, sendo que o modo HDR da câmara frontal funciona muito bem, captando bastante rápido a imagem.

Em modo de vídeo, a capacidade de adaptação a diferentes níveis de luminosidade é muito boa e permite focagem manual durante a gravação, o que também é um ponto a favor.

De seguida estão alguns exemplos de fotos.

 

6 – Autonomia

A bateria do Vernee Mars tem uma capacidade de 3000 mAh e tem tecnologia de carregamento rápido que, embora funciona bem, não carrega tão rápido quanto o Verne Apollo Lite.

Em 30 minutos é possível carregar quase 40% da bateria, demorando quase 2 horas para carregar dos 0% aos 100%. De notar que não deve deixar a bateria descarregar completamente, onde o ideal é colocá-la à carga por volta dos 15%.

Em termos de autonomia, contando com a experiência do Apollo Lite, estava à espera que também no Vernee Mars se esgotasse de forma muito rápida, no entanto conseguiu um resultado equivalente à maioria dos smartphones da concorrência já aqui testados, com 2 dias de autonomia, numa utilização moderada e um dia com uma utilização mais mais intensiva.

 

7 – Veredicto

O Vernee Mars encontra-se no mercado com um preço a rondar os 160€, actualmente. Face a este preço, às suas características e, principalmente, ao seu desempenho, há que dizer que este é um smartphone a ter em conta.

Apesar do sensor de impressões digitais não me ter convencido e do novo Android 7.0 ainda estar um pouco instável, os aspectos positivos conseguem ter um peso maior. A Vernee tem mostrado ao longo dos últimos meses que não pára de trabalhar na estabilidade e melhoria do sistema dos seus vários smarphones, lançando constantemente novas actualizações.

A qualidade de construção e o próprio design foram muito bem pensados e conseguidos pela marca e o facto de suportar a banda 20 (800 MHz) da rede LTE é outro factor positivo.

O Pplware agradece à Vernee a cedência do smartphone Vernee Mars para análise.

Vernee Mars

Exit mobile version