Pplware

Análise ao smartphone Lenovo ZUK Z1

Sob a chancela da Lenovo, a ZUK Mobile chegou ao mercado para deixar a sua marca no mundo dos smartphones.

Uma construção de qualidade, um desempenho ao nível dos melhores que se conhecem, com as mais recentes tecnologias integradas é um pouco do que o novo ZUK Z1 pode oferecer. Mas há muito mais para descobrir.

A ZUK Mobile, uma recente fabricante de smartphones subsidiada pela Lenovo, foi fundada em Maio passado e apresenta-se no mercado com um smartphone topo de gama e cheio de classe. O Lenovo ZUK Z1 foi anunciado em Agosto passado e chega às nossas mãos por parte da HonorBuy, que o tem disponível no seu armazém europeu pelo preço promocional de 299,99 dólares (cerca de 275€) e com 2 anos de garantia, até dia 1 de Novembro. Pode ainda utilizar o voucher “PPLWARE” para um desconto de 5€.

 

1 – Características Gerais

O ZUK Z1 é um smartphone Dual SIM LTE (2x Nano-SIM) de ecrã IPS de 5,5″ FullHD. Tem o SoC Qualcomm Snapdragon 801 (MSM8974AC) quad-core, o mesmo que o Xiaomi Mi4 integra (tendo este sido lançado há um ano), e um GPU Adreno 330.

O ZUK Z1 está disponível com 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, o que dispensa a utilização de um cartão de armazenamento externo para a maioria dos utilizadores.

Vem com o Android na versão 5.1.1 Lollipop, com todas as aplicações e serviços Google e com a interface CyanogenMod 12.1. Tem suporte de rede LTE (4G) e suporta 2 cartões SIM em simultâneo (dual-standby), tal como qualquer outro smartphone Dual-SIM.

A câmara traseira é de 13 MP, com flash dual-LED, foco automático e estabilizador óptico de imagem. A câmara frontal é de 8 MP. Tem ligação USB 3.0 Tipo-C e leitor de impressões digitais. A bateria não removível tem uma capacidade de 4100 mAh, das maiores capacidades actualmente no mercado para nestes smartphones de gama alta.

Dentro da caixa a acompanhar o ZUK Z1 vem o carregador, o cabo USB/USB Tipo-C e o manual de instruções rápidas. Veja os detalhes no vídeo de unboxing, abaixo.

Especificações completas

  • Ecrã
    • 5,5″ LTPS LCD (1080 x 1920 píxeis), densidade ~401 ppp
  • Processador
    • Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801, Quad-core 2.5 GHz Krait 400
    • GPU: Adreno 330
  • Rede
    • GSM/HSPA/LTE
  • Sistema Operativo
    • Android 5.1.1 (Lollipop) com interface CyanogenMod 12.1
  • Memória
    • 64 GB memória interna, 3 GB RAM
  • Câmara
    • Principal (traseira): 13 MP com foco automático, estabilizador óptico de imagem, foco a laser, dual flash LED
    • Secundária (frontal): 8 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p@30fps
  • Vídeo
    • Gravação: FullHD (1080p@60fps)
    • Dimensões e peso
      • 155,7 x 77,3 x 8,9 mm, 175 g
    • Conectividade
      • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, hotspot
      • GPS com A-GPS, GLONASS
      • Bluetooth 4.1 (LE)
      • USB 3.0 Tipo-C reversível
    • Bateria
      • Li-Po 4100 mAh (não removível)
Preço:

 

2 – Hardware e Design

Ao olhar para o ZUK Z1 não existe nenhuma característica de design que seja impactante. Segue a mesma linha simples que tantas outras marcas seguem na construção dos seus smartphones.

Neste caso, começando pela zona frontal, temos um ecrã generoso de 5,5 polegadas, muito bem integrado em toda a estrutura. Acima do ecrã está o LED de notificações, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante de chamadas e a câmara de 8 MP.

Abaixo do ecrã encontra-se o botão físico Home que tem integrado o sensor de impressões digitais. Este botão fica no meio de dois outros botões capacitivos que têm a função de retroceder e aceder às aplicações mais recentes (tal como os smartphones Samsung Galaxy). Com excepção do botão retroceder, os dois outros botões permitem a inclusão de outras acções dependendo do tipo de toque ou pressão que se exerce no botão.

O friso lateral é em alumínio com boleado e do lado esquerdo inclui a ranhura para ambos os cartões nano-SIM. Do lado direito os botões de Volume e Power.

Em baixo encontra-se o microfone, a porta USB Tipo-C e a grelha do altifalante principal, que, por sinal, reproduz um som fantástico como é difícil encontrar num smartphone. Em cima, apenas está colocado o jack de áudio de 3,5 milímetros.

Falta apenas referir que a traseira inclui uma tampa em plástico não removível, neste caso em cinzento, mas também existe disponível em branco. A câmara de 13 MP bem como um microfone e o duplo flash LED encontram-se colocados ao centro da capa junto à parte superior.

ZUK Z1

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O que distingue o ZUK Z1?
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

 

3 – O que distingue o ZUK Z1?

O ZUK Z1 não pode ser considerado um smartphone de topo. Apesar do excelente desempenho que demonstrou ao longo de toda a análise tem consigo integrados alguns componentes que o colocam ligeiramente abaixo, como a capa traseira em plástico, a presença de um SoC do ano passado (Snapdragon 801) e a ausência de NFC. Ainda assim vale a pena olhar para alguns factores que o distinguem no mundo dos smartphones.

 

Dual-SIM

Felizmente para os utilizadores são cada vez mais as marcas que apostam na inclusão da funcionalidade dual-SIM nos seus smartphones. Contudo, nas gamas mais altas essa ainda é uma lacuna, assim, vale a pena destacá-la como factor de distinção.

O ZUK Z1 suporta assim a inclusão de dois cartões nano-SIM com utilização em dual-standby e com suporte à rede LTE 4G. Neste caso, e como na maioria, é possível definir um cartão como pré-definido para efectuar chamadas e mensagens e outro para utilização de dados móveis, por exemplo.

 

Sensor de impressão digital TouchID + Home

Há algum tempo escrevemos um artigo onde mostrávamos alguns indícios de que as palavra-passe estariam a morrer. Talvez morrer tenha sido um termo exagerado, mas a verdade é que estão cada vez mais em desuso graças às novas tecnologias que vão sendo implementadas nos vários dispositivos tecnológicos.

Um bloqueio através de uma impressão digital é sempre mais seguro que uma palavra-passe ou que o desenho de um padrão no ecrã do smartphone, por muito que surja pela Internet fora gente a mostrar formas de ultrapassar esta forma de segurança.

Com um simples clique no botão Home com o dedo certo, o ecrã deste ZUK Z1 é desbloqueado automaticamente. Se o smartphone já se encontrar com o ecrã de bloqueio ligado, então basta um toque no sensor (sem clique) para que o smartphone desbloqueie. O processo é idêntico ao do iPhone.

Tendo em conta os vários dispositivos testados com leitor de impressões digitais, este foi o que menos me impressionou, apesar de ser muito rápido a desbloquear. Em primeiro lugar são necessários 20 toques para definir a impressão digital de um dedo. O Huawei Mate S, por exemplo, apenas necessita de 6 toques.

Em segundo lugar, não é capaz de detectar se um dedo já foi ou não registado, continuando na comparação como o Mate S, é logo apresentado um aviso quando se tenta registar uma impressão digital que já o tenha sido anteriormente. Mas outros dispositivos, como os Galaxy da Samsung também o fazem.

Por fim, a vibração que ocorre quando a impressão digital é detectada, quando se está a desbloquear o smartphone, por exemplo também é um pouco desagradável. Mais uma vez, volto a frisar que, independentemente destes aspectos menos positivos do sensor, ele é extremamente rápido a desbloquear e a sua utilidade é máxima. Em comparação com o OnePlus 2, a prestação do ZUK Z1 é superior no que diz respeito à rapidez e reconhecimento.

No que diz respeito à função Home este permite executar a tarefa que lhe corresponde, regressar ao ecrã principal com um clique. Um clique longo dá acesso ao Google Now e para um toque duplo é também possível activar uma série de funções.

 

Ligação USB Tipo-C (3.0)

Este tipo de ligação é claramente o futuro nos dispositivos móveis e são cada vez mais as marcas que a implementam. Tem a vantagem de ser reversível e, no caso do ZUK Z1, a interface é USB 3.0 com largas vantagens na transmissão de dados.

 

Interface, aplicações e outras funcionalidades

O ZUK Z1 é um Android com interface CyanogenMod 12.1. Basicamente tudo se mantém face ao Android original, com algumas excepções já que permite uma maior personalização de algumas tarefas a executar, por exemplo com os botões.

Em termos de software, o ZUK Z1 não vem com muito além do básico. Tem as aplicações Google comuns, um navegador próprio, gravador de ecrã, que acaba por ser útil, já que o software externo existente apresenta algumas lacunas em termos de compatibilidade com alguns smartphones. Vem também com um gravador de voz, um gestor de transferências e de temas. Relativamente aos temas, o ZUK Z1 permite a alteração entre o tema da CyanogenMod e o do Android Lollipop.

Além disso vem com a aplicação de áudio AudioFX que permite a optimização da transmissão de som (com diferentes equalizações), dependendo do estilo que se está a ouvir.

De notar que existiam alguns problemas relacionados com caracteres acentuados, em alguns casos, esses caracteres nem surgiam no texto. Contudo, depois de uma actualização, esse problema ficou resolvido. Durante o período de análise surgiram 3 actualizações, demonstrando empenho e preocupação da ZUK Mobile / CyanogenMod na correcção de problemas.

anterior próxima

 

4 – Câmara

As câmaras do ZUK Z1 não impressionam mas cumprem o seu propósito. Estão muito longe das melhores mas os resultados são satisfatórios e superiores a muitas câmaras de smartphones na mesma gama de preços.

A aplicação da câmara é muito simples de funcionar e bastante completa, tanto para os mais conhecedores de fotografia quanto para os que preferem uma utilização automática de todos os modos fotográficos existentes.

Ao abrir a aplicação da câmara, estão logo disponíveis as opções de captura de foto, panorama e vídeo, em modo Automático. Numa das laterais do ecrã encontram-se algumas opções de ajuste rápido, definições e troca de câmara. Com um deslizar do dedo no ecrã, para cima ou para baixo, vão sendo alterados os modos de captura (Foto estável, Noite, Acção e HDR), mas nas opções de ajuste rápido existe uma série de outros modos que podem ser adicionados. Com o deslizar da direita para a esquerda surgem as imagens da galeria.

Quanto ao modo de vídeo, permite gravação em 1080p e 720p, com resultados bons dentro da normalidade.

Abaixo alguns exemplos de imagens capturadas.

 

5 – Autonomia

Em termos de autonomia, mais uma vez, o ZUK Z1 revelou-se uma boa surpresa, ou talvez não, dada a grande capacidade que tem, de 4100 mAh. Na minha utilização diária, foi possível chegar ao fim do segundo dia de utilização ainda com alguma carga, o que normalmente não ocorre com outros equipamentos, que duram perfeitamente um dia inteiro, mas no segundo dia, já tem que ser colocado à carga a meio do dia.

Sem promessas de carregamento rápido, esta bateria demora cerca de 2 horas e meia a carregar na totalidade.

 

6 – Veredicto

O Lenovo ZUK Z1 revelou-se um smartphone fantástico e superou as expectativas em termos de utilização. Comparo-o ao One Plus 2 em termos de desempenho, apesar deste ser um pouco mais simples em termos de funcionalidades adicionais. Contudo, esta diferença entre eles é reflectida no preço.

No que diz respeito a benchmark, este ZUK Z1 atingiu a pontuação de 47068 no AnTuTu, o que o coloca numa posição mais favorável perante outros smartphones com o mesmo SoC, como é o caso do Xiaomi Mi4.

O ZUK Z1 está disponível na HonorBuy com envio a partir do armazém da União Europeia, não havendo assim encargos com a alfândega, pelo preço promocional de 299 dólares (cerca de 275€) e garantia de 2 anos, para compras até ao dia 1 de Novembro. Pode ainda utilizar o voucher “PPLWARE” para um desconto de 5€.

O suporte ao Lenovo ZUK Z1, em caso de avaria, é feito na Europa, não havendo assim a necessidade do seu envio para fora da União Europeia.

ZUK Z1

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O que distingue o ZUK Z1?
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

Exit mobile version