Pplware

Análise ao smartphone Innjoo 3

O Innjoo 3 é um dos smartphones da Innjoo que apresenta melhores especificações, entre elas, 4 GB de memória RAM, processador octa-core da MediaTek e câmara de 21 MP.

Depois de termos testado o Innjoo Max 3 Pro, ficámos curiosos em perceber como se comportava este outro modelo e hoje apresentamos a análise completa.

1 – Características Gerais

O InnJoo 3 é um smartphone Dual SIM, com suporte à rede LTE, tem um ecrã de 5,5 polegadas, de resolução FullHD (1920 x 1080 píxeis). O SoC fica a cargo da MediaTek, vindo equipado com octa-core MTK6750T. Tem 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão até 128 GB, através de cartão microSD, abdicando de um dos cartões SIM.

A bateria é de 3000 mAh e vem fornecido com o Android na versão 6.0 Marshmallow. A câmara principal tem um sensor de 21 MP com flash LED duplo e a câmara secundária tem 8 MP. Além disso tem Bluetooth 4.0, GPS, Wi-Fi 802.11 b/g/n. Apesar de ser LTE, não suporta ainda a banda 20 da rede 4G LTE (800 MHz), usada em Portugal para as zonas remotas, limitando assim o acesso a esta rede aos grandes centros urbanos.

Quanto a sensores, vem equipado com sensor de impressão digital, sensor de luminosidade, bússola, sensor de proximidade, acelerómetro e giroscópio.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,5″ de resolução 1920 x 1080 píxeis
Processador
  • CPU: MediaTek MTK6750T, octa-core a 1,5 GHz
  • GPU: Mali-T860MP2
Rede
  • Dual SIM LTE/HSPA+/GSM (sem suporte da banda 20 LTE)
Sistema Operativo
  • Android 6.0 (Marshmallow)
Memória
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 64 GB
  • Memória externa: microSD
Câmara
  • Principal (traseira): 21 MP, com flash LED duplo
  • Secundária (frontal): 8 MP
Sensores
  • Acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio, impressões digitais
Dimensões e peso
  • 157 x 77 x 7,4mm, 167g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • GPS
  • Bluetooth 4.0 + EDR
  • USB: Tipo-C
Bateria
  • 3000 mAh Li-Ion
Cores
  • preto, cinza e dourado

 

Na caixa

 

2 – Hardware e Design

O InnJoo 3 tem uma construção em alumínio e acaba por apresentar um design que remete para o Huawei P9, muito por conta do pormenor em vidro na zona da câmara traseira. O vidro frontal tem acabamento 2.5D. A espessura é de 7,4 mm e o peso de 167 g.

Na frente, acima do ecrã, encontra-se o flash LED para selfies, a câmara de 8 MP, o altifalante e os sensores de luminosidade e proximidade. Em baixo vem um botão físico central Home onde está incluso o sensor de impressões digitais, do lado esquerdo o botão táctil de menu e do direito o de retroceder.

Na lateral, em baixo, está colocado o altifalante, o microfone e a porta USB Tipo-C. Na lateral esquerda encontra-se o slot dos cartões e na direita, os botões de volume e power. Em cima está colocado apenas o jack de áudio de 3,5mm.

Tal como já foi referido, na traseira existe um pormenor em vidro na zona da câmara que faz lembrar os mais recentes smartphones da linha P da Huawei. Nesta zona está inserida a câmara de 21 MP e o duplo flash LED de dois tons.

 

3 – Interface e Desempenho

O InnJoo 3 vem equipado com Android 6.0 (Marshmallow), com uma interface de utilizador modificada e com alguns pormenores que fazem lembrar o iOS, tendo mesmo disponível um tema inspirado no iOS 9. Mas a base é o Android e a experiência de utilização simples e intuitiva está garantida.

Este modelo não inclui quase nenhumas aplicações Google, à exceção da PlayStore, Maps e Plau Films, mas inclui outras básicas, como calculadora, rádio FM, gestor de ficheiros, relógio, entre outras. Além destas aplicações, traz algum software adicional, como demos de jogos conhecidos e a app Clean Master, sendo que todo este software pode ser removido.

Há ainda que destacar o menu auxiliar que se encontra ao deslizar o ecrã para a esquerda, onde se pode aceder aos vídeos mais populares do YouTube.

 

Desempenho

O InnJoo 3 vem equipado com um SoC octa-core da MediaTek (MTK6750T) a 1,5 GHz, tem 4 GB de memória RAM e a GPU é Mali-T860MP2. A combinação deste hardware não surpreendeu em termos de desempenho, como era esperado. Ainda assim, é certo é que não colocou em causa nenhuma das tarefas a que foi submetido, nem mesmo em jogos que requeriam uma maior capacidade de processamento.

Os números dos benchmarks são reveladores do desempenho, tendo conseguido alcançar valores que rondam os 44 mil marks no AnTuTu e no Geekbench 593 em single-core e 2246 em multi-core.

O sensor de impressões digitais colocado no botão Home tem um desempenho positivo, sendo rápido a desbloquear o smartphone. A utilização em navegação através de GPS, com recurso às aplicações Google Maps e Waze, decorreu sem falhas tanto em viagens em estrada ou caminhadas.

 

4 – Câmaras

A câmara principal do InnJoo 3 tem um sensor de 21 MP e a secundária um sensor de 8 MP, contando ambas com flash LED. Quanto à aplicação Câmara é a conhecida da Google e permite a captura em modo panorâmico, com HDR, tem deteção de rosto, de sorriso, captura com atraso e ainda captura por gestos. Além disso conta com vários filtros de imagem.

Tal como já havia acontecido com o Innjoo Max 3 Pro, face ao desempenho geral do smartphone, os resultados fotográficos surpreendem pela positiva. Apresenta uma boa capacidade de focar diferentes elementos em diferentes profundidades, faz uma boa adaptação aos diversos ambientes de luminosidade e ainda capta de forma rápida.

De seguida estão alguns exemplos de fotos.

 

6 – Autonomia

A bateria do smartphone tem 3000 mAh, sendo que a autonomia fica um pouco abaixo do esperado, ainda que dê para um dia inteiro de utilização sem qualquer problema, num dia de utilização moderada.

Já num dia de utilização intensiva foram conseguidas 8 horas de utilização, aproximadamente. De uma forma mais precisa, em 60 minutos de visualização de vídeos no YouTube (com luminosidade a 50%) foram consumidos 21%, em navegação no Google Chrome, durante 30 minutos, o consumo foi de 12%, e 15 minutos do jogo Asphalt foram suficientes para consumir 10% de bateria.

 

7 – Veredicto

O ecrã do Innjoo 3 tem um bom acabamento e a resolução de 1920 x 1080 píxeis é a ideal para este tamanho de ecrã, no entanto, e apesar de até apresentar boas cores, a definição dos contornos não é a melhor e são visíveis algumas linhas na vertical. Já no que respeita à qualidade de som, o Innjoo 3 leva um ponto positivo.

Ainda que o desempenho não seja tão bom quanto o esperado de um smartphone com 4 GB de memória RAM, a verdade é que nenhuma tarefa ficou por executar e mesmo em jogos com maior necessidade de recursos, o Innjoo 3 comportou-se de forma digna.

Em termos de autonomia, para a minha utilização diária, um dia é perfeitamente aceitável para a duração da bateria, já que coloco o smartphone à carga todas as noites, independentemente da percentagem de bateria. No entanto, para quem dá uma utilização mais intensiva, uma carga não dará para o dia inteiro.

A qualidade das fotografias e mesmo de vídeo e o facto de já vir com 64 GB de armazenamento interno são, sem dúvida, aquilo que de mais positivo tem este smartphone.

O Innjoo 3 está disponível em diversas lojas nacionais a partir de 299,90€.

O Pplware agradece à InnJoo a cedência do InnJoo 3 para análise.

Exit mobile version