Pplware

Análise ao smartphone Huawei P8 lite

O Huawei P8 lite foi lançado este ano a lado do Huawei P8, uma versão ligeiramente inferior ao P8 em termos de especificações, mas muito mais acessível e com um desempenho que faz jus às suas características de smartphone de gama média.

Conheça em pormenor o Huawei P8 lite.

Aspectos positivos
Aspectos negativos

 

1 – Características Gerais

Apesar de já ter sido lançado em Maio, o Huawei P8 lite é ainda hoje alvo de muitas questões por parte dos nossos leitores. Na verdade, ele é ainda uma excelente opção de compra mesmo com os vários equipamentos que já foram lançados posteriormente.

O Huawei P8 lite tem um ecrã de 5 polegadas, o design é simples e elegante, com linhas que o aproximam do Huawei P8. Vem equipado com um processador HiSilicon Kirin 620, Octa-core 1.2 GHz Cortex-A53 e tem um GPU Mali-450MP4

Está disponível com 2 GB de RAM e 16 de armazenamento interno, expansível através de micro SD, abdicando da utilização de um cartão SIM, já que tem opção de utilizar dois cartões SIM (nano e micro SIM).

A câmara principal é de 13 megapíxeis (MP) e conta com o auxílio de um flash LED, e a câmara secundária é de 5 MP.

A caixa onde vem o Huawei P8 lite, além do smartphone, traz o manual de instruções rápidas, o acessório para abrir a ranhura dos cartões, um cabo USB/microUSB, o carregador e ainda uns auriculares.

Especificações completas

  • Ecrã
    • IPS de 5″, resolução 720 x 1280 píxeis (~294 ppp)
  • Processador
    • CPU: HiSilicon Kirin 620, Octa-core 1.2 GHz Cortex-A53
    • GPU: Mali-450MP4
  • Rede
    • LTE/HSPA+/GSM
  • Sistema Operativo
    • Android 5.0 (Lollipop)
    • Interface: Emotion 3.1 UI
  • Memória
    • Memória RAM: 2 GB
    • Memória interna: 16 GB
    • Memória externa: microSD até 128 GB
  • Câmara
    • Principal (traseira): 13 MP, com duplo flash LED
    • Secundária (frontal): 8 MP, com flash LED
  • Sensores
    • Acelerómetro, bússola, proximidade, luminosidade
  • Dimensões e peso
    • 143 x 70,6 x 7,7 mm, 131 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot
    • GPS com A-GPS
    • Bluetooth 4.0, A2DP
    • USB: microUSB v2.0, USB Host
    • NFC
    • Rádio FM
  • Bateria
    • 2200 mAh Li-Ion
  • Cores
    • Dourado, preto e banco
  • Preço

 

2 – Design

Da Huawei já é comum uma elegância presente nos seus smartphones pelo que o Huawei P8 lite não é excepção. Construído em plástico, bastante leve, com uma moldura a imitar metal (tal como a Samsung fazia nos seus modelos mais antigos) e uma traseira em branco escovado. Pesa 131 g e tem 7,7 mm de espessura.

Na frente tem o ecrã de 5 polegadas, a cima, o LED de notificações, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante e a câmara de 5 MP. A baixo não existe qualquer botão capacitivo, apenas a inscrição da marca.

Nas laterais, do lado esquerdo não existe qualquer botão, porta ou ranhura de cartões, em cima estão o jack de áudio de 3,5 mm e o microfone. Do lado direito encontra-se o botão de volume, o botão de power, a ranhura para cartão nano-SIM/microSD e a ranhura para o outro cartão micro SIM. Na lateral de baixo, está a grelha de áudio, onde do lado esquerdo se encontra o microfone e do lado direito o altifalante e a meio a porta micro USB.

Na traseira em cima encontra-se a câmara de 13 MP e o flash LED. A capa traseira não é removível e não inclui nada mais além do logótipo da Huawei.

 

3 – Interface, aplicações e funcionalidades

O Huawei P8 lite vem com a versão 5.0 do Android Lollipop personalizada através da interface própria da Huawei, a Emotion 3.1 UI. Esta interface não tem diferenças relativamente ao que o Huawei P8 apresenta, apenas tem menos algumas funcionalidades, o que é normal tendo em conta a diferença de hardware entre ambos.

Aqui não existe um menu com todas as apps instaladas no smartphone. Existem sim, as aplicações distribuídas por vários ecrãs, todos eles personalizáveis, mais ou menos ao estilo do iOS, mas com a vantagem de se poderem utilizar todos os widgets, que acabam por trazer uma melhoria em termos de produtividade e informação disponível ao utilizador.

A barra de notificações, basicamente contém todas as informações comuns de um Android, as notificações são mostradas por ordem cronológica, com informação da hora a que foram recebidas. Algumas destas notificações são interactivas e permitem acesso a algumas acções rápidas.

Em termo de aplicações, o utilizador pode contar com as várias aplicações Google, um Gestor de Telefone que permite, entre outras opções, optimizar o desempenho do smartphone, activar Filtros de assédio que bloqueia chamadas e mensagens de números pré-definidos pelo utilizador, números de origem duvidosa ou desconhecido, e ainda o bloqueio de aplicações que passam a poder ser acedidas apenas através de um código PIN.

Vem ainda com um bloco de notas, um gestor de temas comum nos smartphones da Huawei, um gestor de Ficheiros, Gravador de voz e ainda uma série de Ferramentas úteis, como calculadora, Rádio FM, Espelho, Lupa, Gestor de Cartões SIM e Lanterna, entre outros.

Em termos de desempenho, o Huawei P8 lite comportou-se de forma exemplar tendo em conta a gama onde se insere. Muito fluido, sem bloqueios ou desfasamentos entre troca de aplicações. Há, no entanto, que referir que o Huawei P8 perde sinal de rede esporadicamente, não é algo que tenha afectado muito a comunicação, contudo, em 2 ou 3 situações, durante a análise, foi necessário desligar a chamada em curso e voltar a retomar devido à perda de rede.

Através do Benchmarck Antutu, o P8 lite conseguiu uma pontuação de 31111, um valor muito próximo do conseguido em smartphones como o InnJoo One 3G HD, o Xiaomi Mi 4i, ou até mesmo do UMI Iron.

Resta referir que a qualidade do ecrã, tendo em conta o tamanho e a resolução, é muito boa, tem uma definição e um contraste que fazem dele um aspecto positivo a destacar, principalmente, na gama de preços onde se insere. Já o som é um pouco ruidoso com o volume no máximo.

 

4 – Câmaras

O P8 lite vem equipado com uma câmara principal de 13 MP e uma secundária de 5 MP. A câmara principal conta ainda com o auxílio de um flash LED e faz gravação de vídeo a 1080p.

A câmara principal vale a pena ser comparada com a do Huawei P8 já que partilham características comuns. Apesar do P8 lite apresentar menos opções de captura que o P8, a verdade é que os resultados finais de uma foto são igualmente satisfatórios, não sendo o desempenho em fotografia ou vídeo que pesem na decisão de compra entre um ou outro modelo.

Relativamente à câmara frontal os resultados são bons, mas nada de espectacular. O modo de Beleza a partir do nível 3 começa a deformar a cara das pessoas, mas isso é algo transversal entre os smartphones da Huawei.

Estes são alguns exemplos de imagens fotografadas com o Huawei P8 lite:

 

5 – Veredicto

O Huawei P8 lite revelou-se ao longo da análise um smartphone bastante competente tendo em conta as suas características. De notar que ao preço a que se encontra actualmente, o Huawei P8 lite apresenta-se como uma das melhores opções já que pode ser adquirido a menos de 200 euros.

Um problema que tem sido apontado por alguns utilizadores, mas que na minha experiência se revelou ao nível dos demais smartphones já aqui analisados, prende-se com a autonomia. Na verdade, não considero que seja um problema, com uma utilização comum, alguns minutos de chamadas, notificações e sincronização do e-mail activas, visualização de vídeos no YouTube durante 30~40 minutos diários e outras tarefas, nunca cheguei ao fim de um dia sem bateria, tendo mesmo conseguido utilizar durante 2 dias inteiros. Além do mais, o Huawei P8 lite tem várias opções e perfis de poupança de energia que o utilizador pode adaptar às suas necessidades.  

Huawei P8 ou Huawei P8 lite, qual a melhor opção?

Durante os últimos meses o Huawei P8 foi um dos smartphones que utilizei com mais frequência. A interface da Huawei é algo que me agrada por ser simples, intuitiva e até minimalista e o Huawei P8 é um smartphone que sempre se apresentou fluido e com uma autonomia suficiente para a minha utilização diária. A minha expectativa inicial era de vir a notar diferenças significativas em termos de desempenho ao começar a utilizar o Huawei P8 lite, mas não foi o que aconteceu. Apesar de ser ligeiramente mais lento a diferença não justifica os quase 200 euros a mais do P8.

Este e outros smartphones estão disponíveis na loja online GearBest, com envio a partir da União Europeia, sem quaisquer taxas adicionais. O Huawei P8 lite em análise foi cedido pela GearBest a quem deixamos um agradecimento.

Huawei P8 lite

Exit mobile version