É impossível conhecer toda a oferta de smartphones que existe no mundo, as marcas são às centenas, os modelos aos milhares. No Pplware, além da análise às grandes marcas, temos a oportunidade de lhe dar a conhecer em pormenor alguns modelos e marcas que procuram um lugar no mercado.
Hoje damos-lhe a conhecer o Homtom HT7 Pro, um smartphone com um preço abaixo dos 100 euros.
1 – Características Gerais
O Homtom HT7 Pro tem um ecrã IPS de 5,5 polegadas, vem equipado com um SoC Mediatek MTK6735P, quad-core a 1 GHz e com um GPU Mali-T720. Está disponível com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansível através de microSD até 128GB. Este é um smartphone dual microSIM.
A câmara principal é de 8 megapíxeis (MP) com foco automático e conta com o auxílio de um flash LED. Tem gravação de vídeo em FullHD, e a câmara secundária é de 2 MP.
A caixa onde vem o Homtom HT7 Pro, além do smartphone, tem o cabo USB/microUSB, o carregador, os habituais manuais de instruções rápidas e ainda uma película de protecção de ecrã.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS de 5,5″ com resolução HD 720 x 1280 píxeis
-
Processador
- CPU: Mediatek MTK6735P, quad-core 1,0 GHz
- GPU: Mali-T720
-
Rede
- HSPA+/GSM/LTE(4G)
-
Sistema Operativo
- Android 5.1 (Lollipop)
-
Memória
- Memória RAM: 2 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: microSD até 128 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 8 MP, com flash LED
- Secundária (frontal): 2 MP
-
Sensores
- Acelerómetro, proximidade, luminosidade
-
Dimensões e peso
- 155,4 x 77,8 x 9,2 mm, 170g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- GPS
- Bluetooth 4.0
- USB: microUSB v2.0, USB Host
- Gestos inteligentes
- Activação de ecrã sensível a luvas
- Gestor de Ficheiros
- Rádio FM
-
Bateria
- 3000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto
-
Preço
2 – Design
O design do Homtom HT7 Pro não é de todo o mais moderno, mas a construção revela grande qualidade nos acabamentos, bem como nos materiais. Em termos de dimensões, estamos perante um grande smartphone de 155,4 x 77,8 x 9,2 mm, com um peso de 170g.
Na frente tem o ecrã de 5,5 polegadas, em cima o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade e a câmara de 2 MP. Abaixo existem os botões capacitivos comuns dos smartphones Android mais antigos.
Nas laterais, do lado esquerdo existem os botões de volume e botão para ligar e desligar o ecrã. Do lado direito não existe qualquer botão ou porta. Em baixo encontra-se o microfone, a porta microUSB e o altifalante, e em cima a porta de áudio de 3,5mm.
Ao contrário do que é hoje habitual, mas que agrada muitos utilizadores, a traseira tem tampa removível com acesso à bateria (também ela removível) e às ranhuras para os cartões micro SIM e microSD. Na traseira em cima encontra-se ainda a câmara de 8 MP e o flash LED e em baixo está apenas inscrita a marca.
3 – Desempenho
O Homtom HT7 Pro é um smartphone de entrada de gama, com a versão 5.1 do Android Lollipop. O seu desempenho corresponde às expectativas tendo em consideração a gama onde se insere e o preço a que está disponível.
Durante o tempo em análise, foi capaz de executar de forma eficiente todas as tarefas exigidas, entre jogos, leitura de e-mail, utilização de redes sociais, entre outros. Os desfasamentos e bloqueios com várias aplicações abertas em simultâneo não foram além daquilo que é já esperado nesta gama. Em navegação no browser, por exemplo, o Homtom HT7 Pro revelou-se até mais fluído do que era esperado.
As aplicações disponíveis não vão muito além do básico: vem com a loja de aplicações da Google, com o Gmail, Google Maps, Câmara, Bloco de notas, Teclado Go (que bloqueia com frequência, pelo que é aconselhado instalar um do tipo SwiftKey ou semelhante). Vem com Documents To Go, um gestor de documentos .doc, .xls, .ppt ou .pdf, entre outras aplicações.
Em termos de definições o Homtom vem com HotKnot, que permite a troca de dados quando o ecrã toca noutro dispositivo; tem a funcionalidade de toque mágico, ou seja, ao tocar no ecrã surge um rasto de corações, estrelas ou bolas, dependendo da selecção feita; permite tirar screenshots com o deslizar de 3 dedos para baixo; e toque duplo para activar o ecrã.
5 – Câmaras
O Homtom HT7 Pro vem equipado com uma câmara principal de 8 MP e uma secundária de 2 MP, que através de software conseguem resultados de 13 MP e 5 MP megapíxeis, respectivamente. A câmara principal conta ainda com o auxílio de um flash LED.
A aplicação da câmara é muito básica e comum nos Android e consegue captar imagens com qualidade aceitável para a gama onde se insere. Veja alguns exemplos:
6 – Veredicto
De uma forma geral, a utilização do Homtom HT7 Pro revelou-se positiva face às suas especificações, aliadas a um preço bastante competitivo dentro dos equipamentos de entrada de gama.
Em termos de reprodução de som, o Homtom HT7 Pro consegue reproduzir com boa qualidade ainda que não atinja um volume muito alto, no entanto, este facto faz com que não haja distorção do som. O ecrã vem com uma película protectora que prende os movimentos, pelo que é aconselhado removê-la (e fazer uma utilização mais cuidada para não o danificar). Ao sol directo existe alguma dificuldade em ler conteúdos, devido à luminosidade do ecrã não permitir um grande ajuste.
A autonomia é um factor bastante positivo, já que a bateria de 3000 mAh foi capaz de aguentar sem problemas nem restrições, 3 dias de utilização.
Na utilização do GPS não foram detectados quaisquer problemas durante a navegação, no entanto, é natural que não fixe tantos satélites quanto um smartphone de uma gama superior, mas nada que afecte a navegação.
O Homtom HT7 Pro está disponível por apenas 82,37€ na TinyDeal com envios feitos a partir do armazém europeu.