O AOC AGON AG271QX é um monitor de 27 polegadas QHD (2560 x 1440 píxeis) em 16:9, com ecrã de painel TN e com acabamento antirreflexo. Tem um brilho de 350 cd/m², um tempo de resposta de 1 ms (GTG) e um ângulo de visão de 170°/160° (horizontal/vertical). É ainda compatível com a tecnologia FreeSync da AMD, capaz de estabelecer um sincronismo com a placa gráfica, no que diz respeito à taxa de amostragem.
O monitor faz-se acompanhar de uma grande fonte de alimentação mas com o cabo demasiado curto. Traz um manual de instruções e um CD de instalação de software. Traz ainda a respetiva base, 2 cabos de áudio, 1 cabo HDMI, 1 cabo USB e um cabo DisplayPort. Uma curiosidade é a inclusão de um comando para troca de perfis e acesso ao menu, que se revelou mais prático que os próprios botões de menu inclusos no monitor.
Especificações
- Tamanho do ecrã: 27″
- Brilho: 350 cd/m²
- Contraste: 1000:1 (50M:1 dinâmico)
- Resolução: 2560 x 1440 píxeis @ 144Hz
- Tipo de Painel: TN
- Tempo de resposta: 1ms (GTG – “cinzento-para-cinzento”)
- Ângulo de visão: 170°/160° (horizontal/vertical)
- Cores suportadas: 16,7 milhões
- Cabo de Sinal: HDMI
- Tipo de ligações: VGA / DVI / 2 x HDMI / DisplayPort
- Portas USB: 4x v3.0 (uma preparada para carregamento de dispositivos externos)
- Potência stand-by (DPMS): < 0,5W
- Potência desligado: 0,3W
- Som: 1 x stereo input, 1 x headphone output, 1 x mic in, 1 x mic out
- Altifalantes: 3W
- Dimensão do ecrã: 622 x 432 x 218mm
- Peso: 5,2 kg
Design
O monitor AOC AGON AG271QX é todo ele construído em plástico bastante robusto com base metálica em V, que acaba por destacá-lo na categoria de monitores gaming, contando ainda com os típicos apontamentos vermelhos. Os botões de acesso aos menus estão colocados na lateral inferior (não sendo assim visíveis), com informação relativa a cada um e o LED indicador de monitor ligado ou em standby (branco e vermelho, respetivamente) visíveis na moldura frontal. Esta moldura inferior tem um efeito escovado, dando um aspeto quase metalizado.
A base do monitor é rotativa e o suporte permite um ajuste do monitor em termos de altura, inclinação e rotação, permitido utilizá-lo nas mais variadas posições.
A traseira tem incluídos os altifalantes. Uma vez que a qualidade de som reproduzida não é de grande qualidade, o ideal é que estes altifalantes sejam utilizados apenas como último recurso. É aconselhada então a utilização de headphones para uma experiência de som conivente com a experiência de jogo.
O AOC AGON AG271QX traz diversas interfaces de comunicação, nomeadamente, uma porta DVI, duas HDMI (sendo que uma é HDMI/MHL), uma DisplayPort, áudio (in e out) e mini-USB (para ligação do comando de controlo de perfis). Do lado esquerdo (olhando de trás) encontram-se duas portas USB 3.0, a ligação Ethernet e a ligação para o cabo de alimentação.
Visto de frente, na lateral direita do monitor encontram-se ainda duas portas USB, uma que serve para transferência de dados e outra para carregamento rápido, e as portas de áudio para microfone e auscultadores. Este monitor funciona assim como um HUB USB onde pode ser ligado qualquer dispositivo USB como se estivesse a swer ligado diretamente ao computador. Nesta lateral encontra-se ainda o suporte para headphones.
Funcionalidades do monitor
O monitor apresenta uma série de funcionalidades e opções comuns neste tipo de monitores. A interface é bastante intuitiva e rápida na gestão das opções que, de resto, é transversal aos monitores AOC. Existem depois vários modos pré-definidos que podem ser selecionados dependendo do tipo de utilização que se esteja a dar ao monitor, já que além de jogos ele serve para qualquer outra função básica de um monitor.
Para aceder a estas funcionalidades, além dos botões inclusos no monitor, o AOC conta com um comando que se liga por mini-USB e que permite ter acesso a todo o controlo de uma forma mais simples e rápida. Para troca de modos de jogo torna-se ainda mais útil.
Desempenho
O monitor AOC AGON AG271QX, não sendo o último grito em termos de tecnologia de monitores gaming, consegue um desempenho em jogo com resultados muito satisfatórios, principalmente graças à sua taxa de atualização de 144 Hz e ao baixo input lag de apenas 29 ms. Os modos pré-definidos adaptam-se muito bem aos diferentes tipos de jogos e isso revela o propósito para que foi desenhado e desenvolvido.
Quanto à tecnologia FreeSync, que neste monitor é capaz de sincronismo até aos 30 Hz, consegue assim manter os movimentos livres de “tearing” até um mínimo de 30 fps. Isso permite que, em jogos mais pesados cuja amostragem não consiga corresponder a frequência do monitor, é feito um sincronismo com a placa gráfica, sendo assim os movimentos mais suaves e livres de “soluços”.
Além do ambiente de jogos, este monitor foi utilizado para trabalhar diariamente, onde apresentou também um desempenho de excelência. Para ver filmes e outros conteúdos multimédia a nota também é positiva.
O brilho e o contraste permitem um ajuste bastante elevado tendo em conta as necessidades de cada utilizador. O desempenho em escala de cinzas é bom, ainda que este, tal como a grande maioria dos ecrãs com painel TN/IPS sofra do problema dos pretos que não são exibidos com uniformidade, havendo algum efeito de bleeding. Neste caso, este efeito é percetível mais no canto inferior esquerdo.
Veredicto
Sendo este um monitor dedicado ao universo dos jogos, foi importante jogar alguns dos títulos mais recentes do mercado para perceber o seu comportamento. A conclusão final é muito positiva e permite concluir que, ainda que não estejamos perante um modelo com as mais recentes evoluções, não fica nada aquém de outros modelos mais recentes e até mais caros, principalmente quando comparado com os modelos com G-Sync da Nvidia. Além dos jogos, o AGON AG271QX ainda se adapta perfeitamente para trabalho.
As interfaces de comunicação não são em exagero, como já temos visto noutro casos, mas são as suficientes. Possivelmente já se esperaria uma porta USB Tipo-C mas as 4 que integra já são USB 3.0, uma delas com carregamento rápido.
Resta referir o consumo energético que se pode esperar deste monitor. Em modo de jogo, o valor médio rondou sempre os 44 W. No modo ECO Padrão com o brilho no máximo o valor atingido foi de 44 W, com brilho no mínimo foi de 13,6 W e com brilho a 50% foi de 15,3 W.
O AOC AGON AG271QX pode ser encontrado no mercado nacional com preços a partir dos 541,89€.
O Pplware agradece à AOC a cedência do monitor AOC AGON AG271QX para análise.