A oferta de smartwatches vai crescendo de forma ainda tímida, mas são cada vez mais as marcas a investir neste segmento e também os utilizadores que os vão querendo testar. Na verdade, a utilidade prática destes gadgets ainda não está muito definida e é ainda muito variável de smartwatch para smartwatch.
Durante várias semanas testámos o Alcatel Onetouch Watch, um smartwatch com suporte para Android e iOS, distinguido com o prémio de design do IF International Forum Design GmbH. Agora damos-lhe a conhecer todos os pormenores relativos a este relógio inteligente.
Aspectos positivos
- Interface do utilizador
- Autonomia
- Relação qualidade/preço
Aspectos negativos
- Adaptação da bracelete ao pulso
- Bloqueios do sistema
1 – Características Gerais
O Alcatel Onetouch Watch foi apresentado oficialmente no Mobile Word Congress 2015 e desde logo se destacou pelo sei design atraente, por não ser claramente um smartwatch masculino ou destinado a actividades físicas. Com diferentes cores de mostradores e diferentes braceletes, compatível com Android e iOS, este será talvez um dos smartwatches direccionado para um público mais ecléctico.
O Alcatel Onetouch Watch em análise é o modelo branco com bracelete branca em plástico, mas a marca disponibiliza ainda um modelo em preto e braceletes plásticas noutras cores e também metálicas.
O ecrã IPS de 1.22″ tem apenas 240 x 204 píxeis e não é um ecrã completamente circular, já que a zona de baixo é utilizada como botão capacitivo para retroceder nas acções.
O smartwatch da Alcatel não inclui espaço de armazenamento para adicionar novas aplicações, como um Android Wear, por exemplo, permite. Este modelo tem um processador STMicroelectronics STM429 e a sua bateria é de 210 mAh.
É compatível com dispositivos Android a partir da versão 4.3 Jelly Bean e iOS a partir da versão 7, não sendo compatível com dispositivos Windows Phone.
Especificações
- Android 4.3 Jelly Bean e superiores; iOS 7 e superiores
- Não compatível Windows Phone
- Armazenamento interno: apenas disponível para o sistema
- 1.22″ IPS 240 x 204 píxeis
- TFT
- Revestimento oleofóbico
- Espessura: 10,5 mm
- Diâmetro: 41,8 mm
- Bracelete: v.1 – 109,2 mm + 66.74 mm; v.2 – 119,2 mm + 75,74 mm
2 – Design
O Alcatel Onetouch Watch apresenta, à primeira vista, um design bastante interessante, não foi por acaso que recebeu um prémio na categoria, contudo, existem alguns pormenores menos positivos.
O modelo em análise, vem com uma bracelete em plástico é totalmente branca, o mostrador e o fecho são metalizados e a moldura em volta do ecrã é também ela branca.
Na bracelete abaixo do mostrador está incluída a tag NFC e na extremidade o USB embutido para carregamento. O fecho é de encaixe comum entre os relógios de pulso, ajustável a qualquer tamanho. De notar que existem dois tamanhos de braceletes disponíveis para o Watch da Alcatel, um de 109,2 mm + 66.74 mm e outro de 119,2 mm + 75,74 mm.
O relógio tem uma dimensão de 10,5 mm de espessura e 41,8 mm de diâmetro no total. A espessura não seria um problema, caso a bracelete prendesse ao relógio um pouco mais junto ao pulso. Porém, até ao pulso, o relógio ainda tem quase 4 mm desde o encaixe da bracelete. Por este motivo, em nenhum pulso (de vários onde foi testado) o relógio assentou na perfeição, ficando sempre com uma folga considerável, tal como se vê na seguinte imagem.
Do lado direito do relógio, na lateral está colocado um botão físico, que permite ligar e desligar o ecrã e pressionando com um pouco mais de força permite ligar ou desligar o próprio relógio. Em baixo, junto ao pulso, encontra-se o sensor de batimentos cardíacos.
O mostrador é composto por uma moldura branca, onde estão indicadas as horas através de traços e números comuns de um relógio típico, pelo ecrã e por um botão capacitivo em baixo que cria um corte no círculo do relógio. Este botão apenas permite retroceder nos menus da interface. A funcionalidade dada é necessária, mas a forma como a Alcatel o desenvolveu está longe de ser estética.
3 – Caixa
Na caixa, juntamente com o relógio, apenas vem um cabo USB para carregamento do equipamento e o manual de instruções rápidas.
4 – Desempenho
Para que o Alcatel Onetouch Watch funcione convenientemente, a primeira coisa a fazer é ligá-lo a um dispositivo móvel. Neste caso foi a um smartphone Android da mesma marca do relógio, o Alcatel Onetouch Idol 3.
Para tal, foi necessário instalar no smartphone a aplicação Onetouch Move, disponível na Play Store da Google e na App Store da Apple, para cada sistema operativo.
Instalada a aplicação e ligado o Bluetooth do smartphone, basta aguardar que os dispositivos sincronizem, confirmar o emparelhamento através do relógio e está pronto a usar.
Poderá ver todo o processo de emparelhamento e conhecer a interface em pormenor através do vídeo seguinte:
O relógio dispõe de uma série de funcionalidades, não muito avançadas mas úteis para o utilizador. Permite consultar a meteorologia, regista todo o tipo de actividade do utilizador, nomeadamente, número de passos diários, calorias queimadas e ainda o sono. É possível monitorizar o exercício físico, medir os batimentos cardíacos e ainda “encontrar o Norte” através da bússola disponível.
Através do relógio é ainda possível colocar o smartphone a reproduzir música e a tirar fotografias. A tag NFC disponível na bracelete do relógio apenas permite iniciar a aplicação Onetouch Move, o que a torna um pouco limitativa, deveria ser possível personalizá-la.
No geral, as funcionalidades do relógio foram todas desenvolvidas de forma bastante útil para o utilizador, mas o relógio é um pouco lento, quando tem notificações, o facto de as vermos no relógio não as elimina, é necessário vê-las também no smartphone e frequentemente bloqueia, não permitindo retroceder nas tarefas. É de ressalvar que depois do sistema receber a mais recente actualização, os bloqueios referidos aconteceram de uma forma mais esporádica.
5 – Autonomia
Num smartwatch, o simples facto de a bateria durar à vontade um dia inteiro de utilização já é motivo de satisfação. Praticamente ninguém dorme de relógio no pulso e por isso, colocá-lo à carga durante a noite é um acto que não irá perturbar muito esse tipo de utilizadores. Contudo, esse não terá que ser um hábito diário. O smartwatch tem uma bateria que dura à vontade 2 dias para utilizadores que o queiram utilizar nas actividades físicas e, para os mais sedentários e que não façam monitorização do sono, poderá durar até 3 dias.
O método de carregamento através de uma ficha USB integrada na bracelete do Watch apenas fazem com que se distinga dos de mais smartwatches, em termos práticos acaba por não trazer grandes benefícios.
6 – Veredicto
Apesar de o relógio ter um design atractivo, tendo ganho o prémio de design do IF International Forum Design GmbH, neste modelo em branco o botão capacitivo colocado a cortar o círculo do ecrã fica bastante desenquadrado. O modelo em preto está mais bem conseguido nesse aspecto.
Não sendo tão avançado quanto um Android Wear ou um Apple Watch, o Alcatel Onetouch Watch está equipado com algumas das mais importantes funcionalidades exigidas num smartwatch actual. Poderá torna-se mais limitado uma vez que não permite a instalação de aplicações extra.
Mas será que isso é uma limitação relevante? Na verdade, considero que não. A maioria das aplicações disponíveis para smartwatches não tem grande utilidade e apenas os encarecem. Pelo preço a que o Alcatel Onetouch Watch se encontra disponível, cerca de 130€, as suas características e funcionalidades acabam por ser aceitáveis.
O Pplware agradece à Alcatel a disponibilização do Alcatel Onetouch Watch para análise.