Pplware

Windows Vista – Acelerar o acesso ao disco

O Windows Vista tem muitas afinações possíveis de se fazer. Há algumas opções que melhoram o desempenho do sistema operativo, mostramos nesta categoria muitas das formas de o melhorar. Há uma dica que podemos também experimentar, vamos activar o desempenho avançado do disco.

Já falei neste truque há uns anos, mas hoje dou-vos os passos para que possam activar este serviço e medir mesmo se se nota sucesso.

O Windows Vista quando saiu, permitia desempenhos equilibrados nas tecnologias existentes na altura nos discos rígidos: ATA e SATA.

Vinha com algumas opções desligadas pois eram desnecessárias (outras mesmo eram incompatíveis) com os discos IDE. Mas se tem o Windows Vista e o seu disco é SATA, teste este pequeno truque.


Abra a janela Executar [tecla Win + R] e escreva: devmgmt.msc e prima a tecla Enter. Pode também chegar ao Gestor de dispositivos por outro caminho.

Com o Gestor aberto vá às Unidades de disco e expanda esta categoria. Dê um clique direito sobre o seu disco rígido e clique em Propriedades.


Agora com a janela das Propriedades do seu disco abertas, clique no separador Politicas.

Verá duas opções, mas escolha Optimizar para desempenho e active por baixo desta a opção Activar escrita em cache no disco e Activar desempenho avançado.


Clique em OK e reinicie o computador.

Esta opção vem desligada porque, em caso de quebra de energia, os dados activos são perdidos. Hoje em dia muitas máquinas já estão equipadas com UPS (mais ao nível empresarial) e as redes eléctricas são muitos estáveis, não comprometendo por isso os seus dados.

Nota: Para medir o desempenho antes e depois, usem por exemplo as ferramentas de benchmarks da aplicação Fresh Diagnose ou o o Datamark que falamos aqui.


Experimente e diga-nos se no seu caso resultou.

Exit mobile version