Apesar de serem úteis, por vezes são complicados de configurar e de utilizar. Mas não podemos desistir à primeira tentativa e quando mais nada funciona, devemos recorrer à ajuda de quem já os tem a funcionar. E foi isto que o Diogo Oliveira fez ao enviar há dias um mail a pedir ajuda com o plugin WP-Print.
A minha ideia hoje é ajudar-vos a instalar, configurar e meter em utilização o WP-Print, neste caso na versão 2.10.
Instalação
Para inicio de instalação devem ir buscar o plugin aqui e devem copia-lo para o vosso disco. Após o download devem descomprimir o ficheiro wp-print210.zip para o vosso local de eleição temporário [vai dar origem ao directório print e ao ficheiro readme.html]. Findo este processo devem copiar o directório print para dentro do vosso WordPress para a a directoria www.o_vosso_blog.com/wp-content/plugins/
Falta apenas um passo para que esteja instalado. E esse passo é simples, basta acederem à zona de gestão do vosso WordPress e activarem o plugin que acabaram de colocar. Depois de entrarem no admin devem aceder ao link “Plugins” e procurem por “WP-Print” e cliquem em “Activate”
De:
Para:
Configurar
Uma vez activado o plugin é altura de o configurar-mos à nossa maneira, para agir do modo que pretendemos. Para isso, e ainda dentro da parte de administração do WordPress devem aceder a “Options” e depois em “Print”. Ai dentro devem escolher as opções que desejarem e se necessário adaptem o código do campo “Print Text Link Style” ao que pretendem, tendo em atenção aos parâmetros todos pois podem estar a tornar o plugin não funcionável. Recomendo as opções standard se não tiverem certeza do que estão a fazer.
Utilização
Agora vem a parte mais complicada. Para o meter em utilização e segundo a documentação fornecida bastará apenas colocar o seguinte código php:
<?php if(function_exists(‘wp_print’)) { print_link(); } ?>
Este código deve ser colocado no imediatamente após o seguinte código:
<?php while (have_posts()) : the_post(); ?>
Ou seja, após o loop onde é mostrado o post. Desta forma fica imediatamente após o fim do post. Mas pode ser perfeitamente colocado no final, após os comentários dos leitores.
Por norma este código php é colocado num dos seguintes ficheiros:
- single.php
- post.php
- page.php ou
- theloop.php
No caso do Peopleware colocámos o php no ficheiro single.php, em conjunto com o conversor de PDF e o “avaliador” do artigo e dentro do ciclo while(havee_posts()).
E aqui fica o exemplo do Peoplware:
<?php if (have_posts()) : while (have_posts()) : the_post(); ?> <div class="post" id="post-<?php the_ID(); ?>"> <h2><a href="<?php echo get_permalink() ?>" rel="bookmark" title="Permanent Link: <?php the_title(); ?>"> <?php the_title(); ?></a></h2> <div class="postdata"><span class="left mini-category">Criado por: <?php the_author() ?> em <?php the_time('j de F Y') ?></span> <span class="right mini-add-comment"><a href="#respond">Deixar um comentário</a></span></div> <div class="entry"> <?php link_pages('<p><strong>Páginas:</strong> ', '</p>', 'number'); ?> <center> <p class="postmetadata alt"> <?php if(function_exists('wp_print')) { print_link(); } ?> <?php if(function_exists("Post2PDF")) Post2PDF(); ?><br> <?php if(function_exists('the_views')) { the_views('Pessoas já leram este artigo'); } ?><br> <?php if(function_exists('the_ratings')) { the_ratings(teste); } ?> <br> </center> <?php edit_post_link('Editar', '', ''); ?> <br><span class="left mini-category">Arquivado na categoria: <?php the_category(', ') ?><br></span> </div> <?php comments_template(); ?> <?php endwhile; else: ?> <p>Lamentamos, mas esse artigo náo existe.</p> <?php endif; ?>
Aqui fica portanto a nossa contribuição para os vossos blogs! Espero que tenha sido útil. Caso tenham duvidas referentes a outros plugins que vejam que utilizamos, não hesitem em contactar-nos.