No último artigo relacionado com o Word, ensinamos a inserir um cabeçalho e rodapé único num documento. No entanto, pode haver situações em que necessitamos que o cabeçalho ou rodapé mude ao longo do documento. Imagine que tem por exemplo um documento dividido em vários capítulos e pretende que o cabeçalho seja apresentado de acordo com o capitulo. Como fazer?
Como já referimos em outros artigos do género, o Word é sem dúvida uma ferramenta bastante potente e flexível. De forma a ser possível criar diferentes cabeçalhos e rodapés para um documento, necessitamos de criar diferentes secções que basicamente delimitarão quais as páginas que terão um determinado cabeçalho ou rodapé.
Para este artigo, vamos apenas considerar cabeçalhos, sendo o processo para rodapés igual. Vamos considerar então o seguinte documento que possui já um cabeçalho.
De forma a procedermos a criação uma nova secção, colocamos o cursor no final do texto e em seguida escolhemos o separador Page Layout –>Breaks e escolhemos Next Page. Desta forma fazemos com que o word inclua uma quebra de secção, sendo iniciada na próxima página uma nova secção.
Quando nos deslocamos até a segunda página para inserir um novo cabeçalho, devemos começar por desligar a opção Link to Previous. Com a desactivação desta opção, podemos definir um novo cabeçalho, podendo este ser completamente diferente do definido para a secção anterior.
Como podemos ver pela imagem seguinte, na secção 1 (Header – Section 1) temos um cabeçalho, e na secção 2 (Header – Section 2) temos um secção totalmente diferente.
Como podemos ver, a definição de vários cabeçalhos num mesmo documento não é difícil. No entanto, é muito importante que todos os passos sejam bem definidos (ex. criação das secções no local correcto, desactivação da opção Link to Previous) de modo a que a criação de vários cabeçalhos ou rodapés num único documento não se torne “algo chato e incontrolável”. Experimentem e alguma duvida que tenham não se esqueçam de colocar em comentário que que possamos dar uma ajuda. Agora já não têm desculpas para não produzir um documento com todas as funcionalidades que já apresentamos.