Pplware

Windows Server 2012: Instalar e configurar o IIS 8

Quando se fala em servidores/serviços Web, o nome mais sonante é sem dúvida o Apache. De uma forma geral, um servidor Web, tal como o nome indica, é a “base” para publicarmos os nossos sites ou ficheiros. Apesar da maioria dos servidores Web existentes na Internet funcionarem com base no Apache (cerca de 60%), são muitas as alternativas actualmente disponíveis.

O Windows Server 2012 vem com o próprio servidor da Microsoft, o IIS, e hoje ensinamos a instalar e a configurar este serviço.

Uma das funcionalidades presentes no Windows e que os developers Web usam com muita frequência, sobretudo os que desenvolvem em ASP.Net, é o Internet Information Services (conhecido normalmente por servidor IIS). Sendo o IIS um servidor Web, isto significa que podemos ter disponíveis e gerir vários sites a partir de um único serviço. O Windows Server 2012 vem já com o IIS 8.

 

Instalação do IIS 8

Para instalar o IIS 8 basta  abrir o Gestor de Servidor, carregar em Gerir e depois Adicionar Funções e Funcionalidades

Em seguida no menu Funções de Servidor, basta seleccionar servidor Web (IIS).

Durante a instalação, o utilizador pode ainda escolher os serviços de função a instalar para o Servidor Web (IIS).

Por fim é só esperar uns minutos até que o IIS e os respectivos componentes sejam instalados.

Nota: Durante o processo de instalação foi criado o directório c:\Inetpub e vários subdirectórios. No caso do serviço WWW , o subdirectório associado é o c:\Inetpub\wwwroot (onde são normalmente colocados os sites).

 

Testar IIS

Como criar/configurar um site no IIS?

No IIS podemos ter configurados vários sites. Por omissão, o site principal é designado de Default Web Site

Para criar um novo site, basta carregar com o botão do lado direito do rato sobre Sites e depois escolher Adicionar Web Site…

Depois é só indicar o Nome do site, caminho físico, tipo de protocolo (HTTP ou HTTPS) e por fim o nome pelo qual o Website vai responder.

De referir que é o parâmetro “nome do Anfitrião” que vai identificar o nosso site, uma vez que nesta configuração apenas teremos um endereço IP partilhado por todos os sites.

Por fim, para testarmos, criamos um ficheiro (index.htm) dentro de c:/inetpub/wwwroot/pplware e em seguida abrimos o browser com o endereço http://localhost/pplware.

No caso de termos um servidor de DNS (configurações num próximo tutorial), poderíamos aceder ao site via nome. Tal configuração pode também ser feita via ficheiro hosts – como podem ver aqui.

Num próximo tutorial iremos então ensinar como podem usar o servidor de DNS em conjunto com o IIS, para que seja possível diferenciar os sites por nomes. Fiquem atentos e no caso de alguma dúvida não hesitem em deixar os vossos comentários.

Tutoriais sobre Windows Server 2012

Exit mobile version