O grande portátil Magalhães – que equipa os nossos petizes – ou as máquinas (ultraportáteis) que dispensaram a drive óptica, vão precisar de instalar o Windows 7 a partir de uma penUSB. Vamos ver como!
Vi esta sugestão no site da TechNet e é mais uma possibilidade para quem quer experimentar o Windows 7.
Vamos lá então, mãos à obra:
Antes de mais a BIOS do computador terá de suportar o boot pela drive USB, o que é pacífico, visto que as máquinas relativamente recentes já suportam essa opção. Mas certifique-se, vá olhar para as opções de boot da BIOS.
- Vamos então preparar a penUSB. Coloque a pen numa porta USB. Abrir o Command Prompt em Iniciar > All Programs > Acessories > Command Prompt.
- Agora escreva os seguintes comandos e dê Enter em cada um deles
- 1. Diskpart (espere que apareça o cursor nesta nova janela)
- 2. List Disk
- 3. Select Disk 1 (o 1 será para substituir pela letra da drive da PenUSB)
- 4. Clean
- 5. Create partition primary
- 6. Active
- 7. Format fs=fat32 quick
- 8. Assign
- 9. Exit
Bom, até aqui está a pen pronta, vamos proceder à copia dos ficheiros que estão no ISO do Windows 7 que carregou ou no DVD que já queimou e copie todos os ficheiros para dentro da penUSB.
Já terminou de copiar? Já, óptimo! Agora deixe a penUSB na porta e reinicie o PC onde quer instalar o Windows 7. No boot será detectado o arranque pela penUSB e esta carregará os ficheiros de instalação do Windows 7. NOTA: Se durante o processo lhe ocorrerem erros, não há problema. Retire a pen e comece de novo.