Pplware

Windows 7 – Handwriting ou a escrita pelo punho!

A Microsoft Portugal juntou alguns bloggers e jornalistas para apresentar uma nova ferramenta que equipará e potenciará o Windows 7 nas estruturas tablet PC. Outra novidade foi a apresentação “quase em off” do Windows 7 build 7000 em português.

Fomos muito bem recebidos, como já o tínhamos sido no passado dia 23 de Janeiro e foi-nos adiantado algumas das mais recentes novidades do Windows 7. A Microsoft preparou alguns tablet “provisórios” com o Handwriting tool, uma ferramenta verdadeiramente deliciosa que a seu tempo irá fazer as delicias dos utilizadores intensivos dos tablet PC.

Confesso que ouvi as explicações do “modus operandi” da tool mas antes de testar estava com o “pé atrás”. Desenhar caracteres e serem reconhecidos já tinha sido uma experiência que não consegui levar a bom porto nos Windows Mobile, por muito que tentasse. Se esta ferramenta tivesse a mesma linha de desenvolvimento, seria também ela difícil de singrar. Mas estava redondamente enganado.

A ferramenta está ainda numa fase inicial do seu desenvolvimento, conforme foi desde logo avançado pela responsável do projecto em Redmond, Cecília. Mas mesmo numa fase inicial, notaram-se já características muito promissoras.

À medida que vamos escrevendo a ferramenta “aprende” e adapta a sua matriz ao nosso traço de escrita, mesmo com letras um tanto deformadas e pouco “ortodoxas” em termos de escrita normalizada obtivemos bons resultados.

A verdade é que é possível escrever com bastante rapidez e ter um texto tal e qual ao que introduzimos de forma manuscrita. Nesta fase foi-nos solicitado que enviássemos um report de todos os erros que encontrássemos no reconhecimento, para afinar a sensibilidade tendo em conta o diferente punho de cada possível utilizador.

Este é mais um trunfo que o Windows 7 acrescenta à sua vertente touchscreen. Veremos muito em breve (finais de Março ou princípios de Abril) a versão RC disponibilizada abrindo portas para a versão final do Windows 7 (penso que sairá no fim do verão).

Foi interessante ver que embora se fale em buids 7022, 7032 e a mais recente suspeita build 7041, os testes do Handwriting correram na versão Windows 7 Ultimate build 6962 e build 6966. Somente a máquina onde estava o Windows 7 em português tinha o Windows 7 Beta build 7000.

Claro que esta ferramenta não será amplamente usada pelos utilizadores mais comuns, além do equipamento especifico, esta foi talhada para um nicho de mercado, estou a falar ao nível comercial/administrativo onde estes profissionais poderão rapidamente em qualquer aplicação (browser, mail, Word, etc.) ter esta ferramenta e transpor para qualquer documento texto debitado pela ponta da caneta.

Fica o agradecimento à Microsoft Portugal pelo convite e fica a minha satisfação em trocar algumas ideias com colegas como o João Pedro da Omitek e o João Fernandes da Wintech, bloggers nacionais que fazem um excelente trabalho.

Para finalizar fica a promessa de uma análise ao pormenor, pois em breve irei receber a versão “mini beta” em português com esta e outras novidades Windows 7.

Exit mobile version