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Windows 7 Action Center

A Microsoft decidiu desde o Windows XP SP2 centralizar os vários avisos e recomendações de segurança dos principais programas que monitorizam o Windows. Esse centro nevrálgico de informação de segurança tem evoluído ao longo das versões que foram saindo.

No Windows XP o destaque ía obviamente para a Firewall e para o antivírus, duas ferramentas importantes no desempenho do sistema operativo.

Mais tarde, no Windows Vista, a Microsoft já acrescentou outros factores que monitorizavam e alertavam o utilizador para a segurança do seu sistema operativo. Introduzia a verificação de software de protecção contra software malicioso.

No Windows 7 a ideia é dominar os vários factores de insegurança e precaver qualquer acção que prejudique o bom funcionamento do Windows. Assim, foi criado o “Action Center”. Este centro de acção incorpora alertas de 10 recursos e funcionalidades existentes do Windows: Security Center; Problem, Reports, and Solutions; Windows Defender; Windows Update; Diagnostics; Network Access Protection; Backup and Restore; Recovery; e User Account Control (UAC).

Action Center Notifications O Action Center notifica os utilizadores sobre qualquer acção que exija a acção dos mesmos.

Esta informação dada pelo centro de acção é bastante completa e facilmente o utilizador ficará a saber qual o problema que está a causar a instabilidade. Claro que a máquina em comportamentos de risco ou falta de equilíbrio e atenção por parte do utilizador, poderá produzir bastantes avisos, fazendo com que os utilizadores se aborreçam de tantos alertas. O centro permite optimizar o nível de informação produzida por esta funcionalidade.

O Action Center sustenta-se em duas categorias:

Action Center – Segurança Nesta secção, os utilizadores serão informados de todas as necessidades de segurança, problemas ocorridos e soluções para colmatar os tais problemas de segurança.

Basicamente o serviço é idêntico ao que tínhamos no Windows Vista, praticamente as mesmas opções somente o aspecto está diferente.

Action Center – Manutenção Nesta secção, os utilizadores vão encontrar informação relacionada com a manutenção do sistema. Por exemplo: os backups de sistema, as actualizações do Windows e soluções para problemas ligados aos vários intervenientes no normal desempenho do sistema operativo. Aqui poderemos receber, por exemplo, indicações de que já se encontra disponível a solução para aquele problema que não nos permitia abrir determinado ficheiro.

Troubleshoot Options Solucionar problemas do seu Windows nunca foi tão simples como no Windows 7. A funcionalidade “troubleshooting wizard” ou guia de solução de problemas, detecta qualquer problema com o computador e tenta reparar esse problema. O guia é bastante pormenorizado e informativo, oferece grande detalhe guiando-o passo-a-passo na resolução do problema.

Existem várias tarefas onde os utilizadores podem procurar as soluções para os problemas:

Vão encontrar sugestões de resolução de problemas bastante interessantes.

Troubleshooting Report Esta ferramenta fornece relatórios importantes para compreender e tentar reparar os problemas. Esta informação assenta em detalhes sobre a tarefa, o problema, a descrição actual da correcção (corrigida ou não corrigida).

A imagem a seguir mostra um relatório que fornece informação relacionada com as performances. É umas das opções da funcionalidade Troubleshooting report :

Este sistema operativo está mais expedito na resolução de problemas. Todos sabemos que grande parte dos conflitos existentes no Windows, derivam de aplicações e/ou hardware com incompatibilidades que originam posteriormente bloqueios entre outros danos do Windows.

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