Pplware

Windows 7 – A nova barra de tarefas

Agora que já leu a análise que publicamos aqui e já descarregou e instalou o Windows 7, vamos falar da Taskbar.

Foi uma das novidades mais apontadas no novo Windows 7. Além de mais atraente com novo aspecto visual, esta novidade traz mais utilidade na gestão da barra de tarefas, principalmente para quem tem necessidade de ter muitas janelas abertas no desktop.

Atenção que não foram só aspectos visuais que foram introduzidos nesta nova barra de tarefas. A Microsoft foi muito mais além.

Esta nova barra de tarefas esconde por trás do ícone as janelas abertas que carregamos e que estão activas. Esta característica permite que se tivermos, por exemplo 3 ou 4 janelas do browser abertas, estas fiquem atrás do ícone podendo ser visualizadas se passarmos o rato por cima deste mesmo ícone.

Apontando sobre uma das janelas de pré-visualização, esta aparece maximizada no ambiente de trabalho, desvanecendo todas as outras que podem estar abertas no desktop, focando só a que apontámos.

Além desta ferramenta de gestão de janelas, a barra de tarefas fornece uma organização mais cuidada no System Tray, ali junto ao relógio. Se repararem – com olhos de ver – neste Windows, verão com certeza nos ícones e outros marcos visuais, um aspecto mais 2D e menos 3D como apareciam no Windows Vista. Não faz qualquer falta tanto pormenor nesses ícones, não, com isso a Microsoft melhorou o peso destes brinquedos no sistema e nos recursos da máquina.

Mas é certo que os mais agarrados ao Windows XP vão sentir a falta da tradicional barra de tarefas. Mas então vamos colocar a barra como ela se mostrou há uns anos no Windows.

Clique direito do rato sobre a barra de tarefas e escolhemos a opção Properties.

Agora com a janela  Taskbar and Start Menu Properties aberta, vamos nesse separador Taskbar à opção Taskbar buttons.

Nessa cortina drop down escolham a opção Combine when taskbar is full, cliquem no botão Apply e OK.

Pronto, agora já têm as janelas abertas espalhadas pela barra de tarefas do Windows.

Exit mobile version