Pplware

VoIP da MEO – Aprenda a configurar um “telefone VoIP” no PC

No passado fim de semana mostrámos aqui como podem criar e gerir, gratuitamente, números VoIP que são disponibilizados pelo serviço MEO.

Depois de criados os números e de configurada a respectiva password, estes números nómadas passam a estar disponíveis para configurar no nosso router wireless (para associar, por exemplo, a um telefone legacy ou VoIP) ou no vosso PC/smartphone/tablet.

Hoje vamos ensinar como podem configurar um autêntico telefone no vosso PC, usando para isso o Zoiper.

Actualmente são vários os softphones (software que oferece funcionalidades de um telefone) que estão disponíveis. No Pplware já apresentámos alguns deles, como por exemplo o 3CX ou o SFLphone, e hoje a nossa sugestão vai para o Zoiper.

O Zoiper é um software que permite efectuar e receber chamadas via VoIP, através do nosso PBX (central telefónica digital) ou algum serviço SIP.Este softphone está disponível para iPhone, Android, WP8, Windows, OSX e Linux.

Como configurar o VoIP da MEO no Zoiper?

Para este tutorial, vamos usar o Zoiper no Windows. Para configurarem o VoIP da MEO no Zoiper basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Obter o Zoiper aqui e proceder à instalação.

Passo 2 – Depois de instalado, basta aceder às configurações e configurar um perfil de acordo com o número VoIP criado no serviço da MEO. Assim devemos preencher os seguintes dados (menu em brasileiro):

Em Outbound options devem indicar a seguinte configuração:

E está feito! Agora é só esperar uns segundos até recebermos a indicação que estamos registados no serviço.

Se tudo estiver bem configurado, basta ir à interface incial do Zoiper, e marcar para um número fixo ou móvel. Podem também experimentar ligar de um número fixo/móvel para o vosso softphone.

Considerações Finais

A utilização de um PC para usufruírmos de um serviço VoIP torna-se uma excelente escolha. Podemos aproveitar o micro e coluna do nosso PC deixando, assim, de ser necessário possuir um telefone ou qualquer outro tipo de equipamento para o efeito.

Esperamos brevemente apresentar outras aplicações para outros equipamentos (ex. iPhone/iPad, smartphones/talets Android, etc) de forma a que possam usar este serviço e assim efectuarem, por exemplo, chamadas para a rede fixa com um tarifário bastante acessível.


Download: Zoiper

Exit mobile version