Por Juliano Almeida para o Pplware Peço desculpa pelo atrasado, mas não me foi permitido conseguir acabar o artigo a tempo, espero que não volte a acontecer.
Continuando com o exemplo do café e retomando à programação estruturada, vamos supor que ao chegar ao módulo acender fogão, num certo contexto, o fogão já estava aceso. O “cozinheiro” (ou uma máquina encarregada de executar as instruções) iria tentar executar os passos contidos nesse módulo, sem qualquer necessidade. Mais, iria gastar tempo e material, inutilmente. O que não aconteceria se houvesse uma estrutura de controlo, ou seja, uma estrutura que verificasse da necessidade (ou não) de determinada acção.
Vamos supor que seguimos a ordem que primeiro propusemos:
1 – Módulo cafeteira – água – fogão 2 – Módulo acender fogão 3 – Módulo café
O módulo em causa, ou seja, aquele que seria dispensável caso o fogão já se encontrasse aceso, seria o correspondente ao 2º passo: acender fogão.
Imediatamente após ter executado as instruções do módulo cafeteira – água – fogão seria, pois, necessário verificar se o fogão estava aceso antes de entrar no módulo acender fogão. E caso, isso fosse verdade, passar para o módulo café directamente sem executar as instruções do módulo acender fogão.
Para isso bastaria acrescentar uma instrução do tipo estrutura de controlo entre o primeiro e o segundo passo, passando o 2º a ser 3º e este a ser 4º.
Assim:
1 – Módulo cafeteira – água – fogão 2 – SE o fogão estive aceso ENTÃO vá directamente para o passo 4 3 – Módulo acender fogão 4 – Módulo café
Como as instruções estão cumpridas sequencialmente, passo a passo, no 2º passa a haver uma instrução de controlo que verifica a situação do fogão: caso esteja apagado, tudo segue normalmente; caso esteja aceso, o módulo acender fogão é ultrapassado sem que as suas instruções sejam cumpridas. Ora era isso exactamente que se pretendia.
A estrutura que utilizámos pertence ao grupo estruturas de decisão e tem a sintaxe Se Então (If…Then…). Existem outros tipos de estruturas de controlo, mas isso fica para outro artigo 😉
A partir de hoje, a parte teórica vai ser igual à parte executável (aplicação), por isso hoje vamos trabalhar com If…Then.
O que proponho é criar uma simples aplicação com duas textbox e um botão que ao introduzir a palavra “Pplware” na textbox1 quando clicamos no botão a textbox2 apresente o texto “Visual Basic #5 – Estruturas de Controlo” e também um botão para limpar as caixas de texto.
Só precisamos de introduzir código nos botões.
O primeiro botão vai ter o nome de Descodificar e o seguinte código(Visual Basic 2009):
Visual Basic 6:
If text1.text = “Peopleware” then text2.text = “Visual Basic #5 – Estruturas de Controlo”
O Segundo botão vai ter o nome de Limpar e o seguinte código (Visual Basic 2008 e Visual Basic 6):
Agora vou deixar aqui um desafio, adicionarem um código no botão “Descodificar” para que ao introduzir outra coisa qualquer que não seja Pplware este apresente na Textbox2 “ Tente novamente”.
Este desafio é para ser respondido pelos leitores com um comentário, o primeiro a dizer a solução, esta será apresentada na próxima semana, se ninguém conseguir resolver, a resposta também será apresentada na próxima semana, atenção, quero coisas simples 😉