Por Juliano Almeida para o Pplware O Visual Basic, para além de se orientar por objectos (o que falamos na semana anterior Programação Orientada para Objectos), foi construído, também, como uma linguagem de programação dirigida por eventos (event driven). Ou seja, as sequências de acções surgem como resposta a eventos ligados aos objectos.
Exemplifiquemos ainda com a preparação da chávena de café.
Tomemos o objecto fogão. Consideremos o evento rodar-o-botão da boca do fogão que pretendemos utilizar. Ao activarmos esse evento, começa a sair gás da boca do fogão, ou seja, há uma resposta do objecto. Podemos dizer que este sistema se encontra programado de forma a funcionar a partir de um evento. É nisto que consiste a programação event-driven.
A nossa aplicação de hoje vai ser simples e útil, vamos pegar na aplicação da semana anterior, e vamos adicionar código ao menu Sair, fazendo com que ao clicar nesse menu, nos apareça uma mensagem a perguntar se pretendemos mesmo sair e, onde teremos duas escolhas, a “OK” e a “Cancelar”.
Então para isso, a primeira coisa a fazer á apagar o código anteriormente introduzido “End”. Depois introduzir o código:
If MsgBox(“Tem a certeza que quer sair?”, vbOKCancel, “Sair”) = vbOK Then End
(Igual em Visual Basic 6 e Visual Basic 2008 – As funções deste código serão explicadas num artigo próximo pormenorizadamente.)
O código acima coloca no ecrã uma caixa de diálogo com a mensagem “Tem a certeza que quer sair?” e espera que o utilizador clique num dos botões OK ou Cancelar. Se o botão premido for OK (retorno igual a vbOK) o prorgama fecha, se for Cancelar o programa continua, sem nada acontecer.
Até para a semana, já sabem que qualquer dúvida comentem ou dirija-se ao nosso fórum. Bom Visual Basic para todos.