Pplware

Visual Basic #3 – Programação Orientada para Objectos

Por Juliano Almeida para o Pplware Estou de volta com mais Visual Basic, esta semana irei falar da Programação Orientada para Objectos e no fim iremos usar os menus da semana anterior para fazermos uma calculadora muito simples.


Programação Orientada para Objectos

A programação orientada para objectos é a sucessora natural da programação estruturada que falamos na semana passada, continuando a utilizar módulos, mas de forma diferente. Em vez de dividir o problema em subproblemas, o programador identifica os objectos envolvidos no problema: objectos com características próprias (propriedades) e com capacidade de realizar certas funções (métodos).

Para cada objecto existe uma lista de eventos possíveis e é nesses eventos que se escrevem as instruções necessárias para a acção respectiva.

Isto pressupõe uma estratégia de programação diferente.

  1. Desenha primeiro o ambiente (interface), determinando quais os objectos (botões de comando e outros) necessários e colocando-os numa base (forma);
  2. Em seguida, atribui as características (propriedades) que o leitor achar mais convenientes (tamanho, cor, etc.) a cada um desses objectos;
  3. Por fim, insere instruções em código em cada um deles (ou em módulos independentes) para que, ao serem acedidos por uma acção do utilizador (por exemplo, um clique do rato) executem uma tarefa.

Percebe-se agora porque se chama programação orientada por objectos, todas as instruções são escritas e todas as acções são executadas em função de cada objecto.

Vejamos como funciona esta programação no nosso exemplo do café.

Em vez de dividirmos o problema em módulos, vamos determinar quais os objectos a utilizar. São 5: cafeteira, fogão, chávena, café e água. Escolhemos cada um segundo as características ou propriedades (cafeteira grande ou pequena, fogão eléctrico ou a gás, chávena de porcelana ou plásticos, verde ou amarela, etc. E escrevemos então as instruções necessárias para obter o resultado que pretendemos de cada um deles:

Objecto: Cafeteira – resultado pretendido: água quente

1 – Pegar na cafeteira; 2 – Encher a cafeteira com água; 3 – Colocar a cafeteira sobre uma boca de fogão.

Objectos: Fogão – resultado pretendido: aquecer

1 – Rodar o botão de controlo de uma boca; 2 – Acender a boca.

Objecto: Café – resultado pretendido: bebida

1 – Deitá-lo numa chávena com água quente; 2 – Mexer.

E assim por adiante, para todos os objectos. Não restam duvidas de que conseguiremos preparar o nosso café com muito maior liberdade de acção e de escolha, de forma personalizada. E sem necessidade de estar a programar antecipadamente toda a sequência de acções necessárias para o efeito.

Repare-se, por exemplo, no objecto fogão e no resultado que se espera obter – aquecer. Não só o objecto como o resultado são elementos que poderemos a partir do momento em que o escolhemos e aprendemos a trabalhar com ele, utilizar para o relacionar com um número variado de outros objectos (panela, frigideira, tacho), obtendo sempre o mesmo resultado, ainda que para produtos finais diferentes (sopa, batatas frita, pudim). E sem necessidade de estarmos a escrever novamente as instruções, cada vez que pretendemos utilizá-lo para o mesmo fim – aquecer.

Vamos agora para a parte prática.

Calculadora simples Visual Basic 6 e Visual Basic 2008

Independentemente dos comentários ao artigo anterior, continuarei a usar o Visual Basic 6 e o 2008 nos artigos.

Para a explicação desta aplicação, não será necessário explicar em separado, pois é muito parecido.

Abram a aplicação do artigo anterior (os menus) e depois de terem tudo pronto, alterem o nome da Caption da form para Calculadora (no visual Basic 2008 alteram o campo Text para Calculadora). Depois de executarem este passo, como temos o menu Sair, não será necessário aquela Cruz no canto superior direito da aplicação (barra de titulo), para tirar isso, alteramos a propriedade da form ControlBox para False (igual em Visual Basic 6 e Visual Basic 2008).

Como desactivamos a única maneira visível de fechar a nossa Calculadora, temos que fazer com que o menu “Ficheiro -> Sair” saia da aplicação, para isso duplo clique sobre Sair e o único código que metem é End (igual em vb6 e vb2008).


Quanto ao código das funções copiar, falaremos num artigo próximo.

A interface da nossa aplicação precisa de ter:

3 Caixas de texto; 4 Botões; 3 Label’s

Ficando parecido com isto:


(Visual Basic 6)

(Visual Basic 2008)

Depois de terem tudo desenhado, é necessário pensar no código para que os botões funcionem.

Botão “Mais” Visual Basic 6

Text3.text = val(text1.text) + val(text2.text)

Botão “Mais” Visual Basic 2008

Textbox3.text = val(textbox1.text) + val(textbox2.text)

Botão “Menos” Visual Basic 6

Text3.text = val(text1.text) – val(text2.text)

Botão “Menos” Visual Basic 2008

Textbox3.text = val(textbox1.text) – val(textbox2.text)

Botão “Vezes” Visual Basic 6

Text3.text = val(text1.text) * val(text2.text)

Botão “Vezes” Visual Basic 2008

Textbox3.text = val(textbox1.text) * val(textbox2.text)

Botão “Dividir” Visual Basic 6

Text3.text = val(text1.text) / val(text2.text)

Botão “Dividr” Visual Basic 2008

Textbox3.text = val(textbox1.text) / val(textbox2.text)

Para a próxima semana, Terça – Feira cá estarei com mais Visual Basic. Até, boa programação. Dúvidas e sugestões? Nos comentários ou então no nosso fórum.

Exit mobile version