Pplware

Visual Basic #2 – Programação modular e estruturada

Por Juliano Almeida para o Pplware Como prometido aqui está mais um artigo sobre Visual Basic, antes de começar quero agradecer a todos os leitores que apoiaram o último artigo, são esses leitores que nos fazem continuar com a rubrica;)

Voltando ao exemplo do café do último artigo, se eu dividisse o problema em problemas menores ou sub-problemas, que passariam a ser módulos e escrevesse as instruções para cada um desses sub-problemas ou módulos, não só libertaria o leitor da sequência rígida imaginada por mim, como poderia ainda ensinar-lhe, talvez com maior profundidade, acções isoladas que poderia aplicar a outras situações.


Imaginemos, por exemplo, que eu lhe ensinava o módulo destinado a acender o fogão, ou seja, os passos 4 a 7 e chamava a essa sequência acender-fogão.

Escreveria o seguinte conjunto de instruções:

Módulo acender-fogão:

1 – Pegar na caixa de fósforos; 2 – Acender um fósforo; 3 – Rodar o botão da boca do fogão; 4 – Acender essa boca com o fósforo.

E que para colocar uma cafeteira com água ao lume escrevia:

Módulo cafeteira-água-fogão

1 – Pegar numa cafeteira; 2 – Encher a cafeteira com água; 3 – Pôr a cafeteira numa boca do fogão.

E ainda que para o café escrevia:

1 – Pegar na lata de café; 2 – Colocar café na chávena; 2.1 – Se o quiser mais fraco, uma colher; 2.2 – Se o quiser mais forte, duas colheres; 3 – Esperar que a água ferva; 4 – Colocar a água na chávena; 5 – Pegar numa colher; 6 – Mexer o café.

Como se vê as instruções permanecem rigorosamente iguais. Encontram-se é divididos em blocos menores e o utilizador pode escolher a sequência em que quer utilizar esses blocos.

Assim, caso pretenda utilizar os módulos de instruções na seguinte ordem, solucionando um sub-problema de cada vez:

1 – Módulo café 2 – Módulo cafeteira-água-fogão 3 – Módulo acender-fogão

Se preferirem outra ordem não existe problema nenhum. Com a vantagem adicional de caso queira fazer chá, por exemplo, possuir à partida 2 dos 3 módulos necessários, só precisando de aprender o módulo chá (que será idêntico ao módulo café, apenas substituindo-se o produto). O mesmo se dará se o utilizador pretender aquecer sopa. Poderá ainda nesse caso, utilizar pelo menos o já disponível módulo acender-fogão.

A vantagem deste tipo de programação, em alguns aspectos são óbvias, o problema simplifica-se uma vez que é dividido em problemas menores ou sub-problemas, mais fáceis de analisar e solucionar. Ao criar módulos de instruções para a solução desses sub-problemas, passamos a dispor desses módulos para a eventual resolução de outros problemas. Pode escolher-se a ordem dos passos para a resolução de um problema, etc.

Acabando com a teoria por hoje, vamos passar ao programa Visual Basic 6 ou Visual Basic 2008.

Hoje pretendo mostrar como é que se constrói menus pendentes e menus flutuantes, a maneira de o fazer no Visual Basic 6 é um pouco diferente da maneira do Visual Basic 2008, por isso vou mostrar primeiro como se faz no Visual Basic 6 e em seguida no Visual Basic 2008.

Menus Pendentes – Visual Basic 6

A primeira coisa a fazer depois de criar um novo projecto, é abrir o editor de menus. Para tal recorre-se à opção Menu Editor do menu Tools. A janela que irá aparecer deverá de ser a seguinte:


O Editor de Menus está basicamente dividido em duas partes, a parte superior, onde se faz a manipulação das propriedades dos menus e a parte inferior, constituída por uma caixa de texto onde se introduzem as opções do meu.

O que eu pretendo que criem, é uma interface para uma pequena aplicação que terá os menus Ficheiro e Editar. A opção Ficheiro terá como subopção Sair e a opção Editar terá as sub-opções Copiar e Colar.

Então para criarem o meu têm que fazer o seguinte:

1 – Na caixa Caption colar o nome do meu a criar. A letra que serve como acesso através de teclas é definida colocando o carácter “&” antes:

Exemplo: Se em Ficheiro a letra de acesso fosse o “F”, a definição em Caption seria &Ficheiro. O resultado em execução seria Ficheiro.


2 – Na caixa Name, colocar o nome pelo qual a opção do menu será reconhecida na aplicação. Como se sabe, este nome será importante na altura de associar acções a cada uma das opções do menu.

3 – Ajustar o nível de profundidade do menu através das setas esquerda e direita.


Este nível de profundidade diz respeito a sub-opções de opções. Utilizando o exemplo anterior o primeiro nível será o dos menus Ficheiro e Editar e o segundo será o das suas sub-opções.

4 – Seleccionar propriedades mais avançadas dos menus (discutidas mais à frente);

5 – Carregar no botão Next para criar um novo item de menu ou em Insert para inserir um item de menu entre outros já criados. Para apagar um item carregar em Delete.

6 – Voltar ao ponto 1 até que todos os menus estejam completos. Quando isto acontecer carregar no botão OK.

Vamos utilizar o método anterior para implementarmos o menu.

Então vamos começar pela opção Ficheiro

Quando a construção do menu estiver concluída, o editor deverá apresentar o seguinte aspecto:


Como podem ver, o meu está pronto, para visualizar na Forma basta carregar em OK.

O resultado obtido deverá ser o seguinte:


Quanto ao Visual Basic 6 estamos terminados, vamos passar ao Visual Basic 2008.

Menus Pendentes – Visual Basic 2008

No Visual Basic 2008, não existe o “Menu Editor” como no Visual Basic 6, a maneira de criar menus no VB 2008 é muito mais fácil que no VB 6, basta irem a toolbox, na zona “Menus & Toolbars” clicarem na opção Menu Strip
.

Depois de clicarem na opção Menu Strip, têm que “desenhar” o menu na Form, depois editam o menu em tempo real, o “&” continua a servir para escolher qual a tecla de acesso.


Depois de editarem os menus, o resultado final deverá de ser o seguinte:



Como viram no Visual Basic 2008 foi muito mais fácil.

Peço-vos que guardem o que acabamos de criar, para na próxima terça poderem criar uma calculadora simples e um menu flutuante.

Exit mobile version