Por Juliano Almeida para o Pplware Caros leitores do Pplware, o meu nome é Juliano Almeida e é com muito prazer que pretendo estar presente semanalmente com uma nova rubrica sobre Visual Basic 6 e Visual Basic 2008. Esta rubrica pretende tornar-se útil a quem não possui qualquer noção de programação, para todos os experts na matéria e também para a troca de ideias entre eles, por isso vamos começar pelo início.
Para se programar tem que se ter algumas noções de algoritmia, suponhamos que temos o seguinte problema para solucionar: ensinar alguém a preparar uma chávena de café. Para isso temos que utilizar um algoritmo (uma sequência ordenada de passos que leve à resolução do problema).
A forma tradicional de determinar e escrever essas instruções é em sequência, do princípio até ao fim, conforme eu – instrutor – penso que deverá ser, vou usar um exemplo muito comum:
1 – Pegar numa cafeteira;
2 – Encher a cafeteira;
3 – Pôr a cafeteira numa boca do fogão;
4 – Pegar na caixa de fósforos;
5 – Acender um fósforo;
6 – Rodar o botão da boca do fogão;
7 -Acender essa boca;
8 – Pegar numa chávena;
9 – Colocá-la na mesa;
10 – Pegar na lata de café;
11 – Colocar café na chávena;
11.1 – Se o quiser mais fraco, uma colher;
11.2 – Se o quiser mais forte; duas colheres;
12 – Esperar que a água ferva;
13 – Colocar a água na chávena;
14 – Pegar numa colher;
15 – Mexer o café.
Agora que já vos dei uma breve introdução à algoritmia, vamos falar sobre a interface dos dois programas que vos quero “ensinar” a trabalhar.
Interface Visual Basic
Assim como um arquitecto faz projectos num estirador, um músico compões obras num piano, o Vítor M. compõe os seus textos no seu PC, também o programador de VB desenvolve as aplicações no ambiente disponibilizado: o IDE (Integrated Development Enviorement) que pode traduzir-se livremente por Ambiente de Desenvolvimento Integrado.
Esse ambiente tem o seguinte aspecto, nas diferentes versões do Visual Basic:
Interface Visual Basic 6
Interface Visual Basic 2008
Como podem ver, as diferenças não são grandes, mas são essas diferenças que podem confundir o programador, por isso é que o Pplware decidiu trabalhar com os dois.
Para que a primeira rubrica não seja tão maçadora, vamos fazer já a nossa primeira aplicação no Visual Basic.
Antes de abrir o programa precisamos de saber quais os objectos que vamos utilizar.
1 – A forma que serve de base à interface;
2 – Uma Caixa de Texto;
3- Um botão de comando.
Abram o programa que tiverem: o Visual Basic 6 ou 2008. No Visual Basic 6 logo que abrem o programa aparece logo para escolher que tipo de projecto queremos começar, escolham “Standard EXE”, no Visual Basic 2008 façam File -> New Project -> Windows Forms Application.
A primeira coisa a fazer antes de introduzir o código é desenhar a interface da aplicação que pretendemos desenvolver.
Então vamos começar por desenhar a Caixa de Texto onde irá aparecer o dito texto, no Visual Basic 6 encontra-se na barra de ferramentas do lado esquerdo com o símbolo
No Visual Basic 2008 a Caixa de Texto encontra-se também na barra de ferramentas do lado esquerdo na zona “Common Controls” com o símbolo
Agora vamos desenhar o botão que no Visual Basic 6 encontra-se na barra de ferramentas do lado esquerdo com o símbolo
No Visual Basic 2008 o botão encontra-se também na barra de ferramentas do lado esquerdo na zona “Common Controls” com o símbolo
Depois de tudo estar desenhado, vamos dar um nome à nossa janela, para isso precisamos de seleccionar a form1, depois na coluna de atributos que se encontra no lado inferior direito, vamos alterar a propriedade Caption para “A minha primeira aplicação”(no visual basic 2008 não se chama “caption” mas sim “Text”)
Visual Basic 6
Visual Basic 2008
Como reparam ao desenharam a caixa de texto e o botão, estes ficaram com um nome a caixa de texto com o nome text1 e o botão com o nome command1 (textbox1, button1 no visual basic 2008) para retirarem isso, basta seleccionar a caixa de texto e depois carregar na tecla backspace, para alterar o botão, fazem o mesmo, mas desta vez depois de apagarem escrevam Escrita. (Igual em Visual Basic 6 e Visual Basic 2008).
Agora que a interface está criada vamos passar à escrita do código.
O Código como iremos ver mais à frente com maior profundidade, destina-se essencialmente a desencadear acções a partir de objectos. Assim, antes de mais teremos que determinar o que queremos que a aplicação produza, como e a partir do quê.
Sendo esta a primeira aplicação e pretendendo-se que seja simples, vamos supor que pretendemos apenas que um clique do rato num botão “Escrita” resulte no aparecimento da frase “Visual Basic é à Terça-Feira no Pplware”.
Para abrir a janela de código de um elemento, basta um duplo clique sobro o mesmo.
Para a Form1 não precisamos de escrever nada, nem para a Text1 (textbox1 no vb 2008).
Apenas precisamos de introduzir código no botão “Command1” (Button1 no vb 2008), uma vez que determinamos ser a partir de um clique no mesmo que irá surgir uma frase na caixa de texto, damos um duplo clique sobro o botão, abrindo assim a janela de código.
Uma vez que estamos a escrever o código no botão Escrita e para funcionar com o Clique do rato, basta indicar o resto, ou seja, o que deve surgir na propriedade Text da caixa Text1 (textbox1 no vb 2008).
Código Visual Basic 6
Text1.text = “Visual Basic é a Terça Feira no Pplware”
Código Visual Basic 2008
TextBox1.text = “Visual Basic é a Terça Feira no Pplware”
Agora para testarem a vossa aplicação, basta carregar na tecla F5 (igual no VB 6 e no VB 2008).
E cheguei ao fim da primeira rubrica sobre Visual Basic, espero que gostem e não percam a próxima que irá falar sobre como introduzir menus nas aplicações que criamos.