Pplware

Vista – Remover drivers antigos…

Provavelmente já lhe aconteceu actualizar o seu parque de drivers do Windows Vista e não ter ficado com a máquina conforme esperava. Ou então reparou em pequenos acontecimentos “estranhos” no funcionamento de determinado diapositivos do seu Vista. Se esperava uma aumento de performance e esta não ocorreu? Pois, alguma coisa está a interferir com a actualização desses seus drivers!

Há vários motivos que podem estar por trás desses comportamentos, um dos motivos, se não o mais óbvio, são os drivers antigos, que depois da actualização para novas versões, permanecem instalados mas ocultos.

É uma prática comum no Windows, porque existem vários processos que revertem essas actualizações caso a nova versão tenha, ou cause, problemas de estabilidade. Sim, é verdade que muitas vezes nem esses (os antigos) podem ser usados, pois ficam perdidos no disco sem ninguém saber onde se encontram.

O ideal será mesmo remover esse “lixo” da área de acção do dispositivo para evitar conflitos.

Mas onde estão esses drivers? Usamos o Gestor de Dispositivos para ver os controladores activos para o hardware, activando uma opção no Vista podemos, em cada um deles, exibir os antigos que lá permanecem de forma oculta.

Para isso temos de activar essa função antes de abrir o Gestor de Dispositivos.

A primeira acção a tomar é abrir a linha de comandos no modo administrador. Vamos à caixa de Pesquisa no menu Iniciar e escrevemos cmd, de seguida combinamos Ctrl+Shift+Enter para “Executar como administrador“, função que pode ser igualmente activada com o botão direito do rato no menu de contexto.

 

Com a linha de comandos em modo administrador digitamos o seguinte comando:

SET DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES=1

Depois Enter e inserimos o seguinte comando:

devmgmt.msc

Este comando permite iniciar o Gestor de dispositivos a partir daqui.

Agora com o Gestor aberto vamos ao menu Ver e escolhemos a opção Mostrar dispositivos ocultos.

Activada a opção, verá muitas linhas em que o ícone está em marca de água, esses drivers são antigos ou desactivados, analise e remova os antigos e os inúteis.

Em cima de cada driver antigo, clique com o botão direito do rato abrindo o menu de contexto e seleccione a opção Desinstalar.

Ao limpar estes drivers antigos poderá não notar um aumento de performance, mas a sua máquina ficará de certeza mais limpa e com menor probabilidade de ocorrência de “fenómenos estranhos”.

Para terminar sugiro e informo que poderá fazer o mesmo no Windows XP seguindo as opções anunciadas.

NOTA: Esta limpeza no meu Windows XP teve um desfecho fantástico. Conto-vos no próximo artigo deste assunto.

Exit mobile version