Pplware

Vista – Queime os seus discos dentro de portas!

Recentemente uma colega minha comprou um portátil e, claro, este trazia o Windows Vista. Na minha opinião ela ficou bem servida com este sistema operativo, pois tem muitas ferramentas que completam as nossas necessidades, no entanto a primeira exclamação dela foi:

– Tens de me ajudar com isto, quero gravar uns CD’s e isto não traz o programa para gravar!

Sim, ela não é uma “expert” mas já conhece o XP há uns anos. Na verdade, como ela muitas pessoas optam por instalar aplicações de gravação de terceiros.

O Windows Vista, assim como o XP, traz de raiz uma ferramenta de gravação, por sinal bem fácil de utilizar. Esta inovação apareceu no Windows XP com uma ferramenta desenvolvida pela Roxio, lembram-se?

Actualmente os fabricantes de PC’s sabem que muitos utilizadores desconhecem esta ferramenta do Windows, aproveitam esse facto e entopem o sistema com versões trial de aplicações de gravação.

Uma dica rápida: Meta um cd vazio na drive de gravação.

Agora seleccione o(s) ficheiro(s) a gravar e com o botão direito do rato faça Enviar para > Unidade de DVD RW (ou outra que seja a sua unidade de gravação).

Agora na janela de opções que se abriu, escolha o nome a dar ao disco de gravação mais o sistema e gravação e faça Seguinte.

Verá que na barra de tarefas aparecerá um balão a lembrar que existem ficheiros que aguardam a gravação no disco.

Clicando nesse balão verá uma série de ficheiros em “transparência”; esses são os ficheiros que escolheu e estão prontos a gravar.

Com a janela de selecção aberta e com a certeza que temos todos os ficheiros na área de gravação vá ao menu e clique no botão Gravar em disco.

Agora tem a janela que antecede a gravação, aqui poderá ajustar a velocidade de gravação, faça Seguinte.

Primeiro o Windows colocará os ficheiros prontos a gravar, adicionando a imagem ao disco.

De seguida inicia a gravação no espaço físico do CD ou DVD. Dependendo da quantidade, velocidade da drive e velocidade do disco, o tempo de gravação variará.

Ficheiros gravados com êxito, podemos agora concluir a gravação e reproduzir o nosso cd acabado de queimar.

Caso pretenda converter os seus ficheiros de MP3 em CDA utilize a função de gravação existente no Windows Media Player, aqui poderá também converter outros formatos e fazer várias afinações no som.

Não é uma ferramenta completa, não é a ferramenta ideal para gravar, mas em caso de SOS, esta será certamente uma opção válida. Se apenas utiliza opções de gravação básicas, não deverá precisar de muito mais do que esta ferramenta fornece. Então, para quê instalar outras aplicações?

Exit mobile version