Pplware

Vista – O Administrador sou eu!

Vou introduzir este pequeno truque com uma constatação, o Windows Vista é provavelmente o mais seguro sistema operativo da Microsoft mas é chato que se farta.

Depois deste desabafo sustento a minha desconfiança com algumas ferramentas que acompanham o Vista. Já aqui falamos que o utilizador no Vista não tem privilégios de administrador, como acontecia no XP.

Já conhecemos as capacidades do novo sistema UAC (User Account Control) ou controlo de conta de utilizador. Sabemos que este pede permissão a cada alteração que queiramos fazer. Sei que é para me proteger do malware que povoa neste mundo cibernético mas acho-o da mesma forma uma perda de tempo.

Já ensinamos a desligar e já ensinamos a moderar a sua participação no sistema, mas mesmo assim, mesmo com ele desligado algumas vezes temos que executar algumas acções com privilégios de administrador.

O que eu quero mesmo é ter acesso total como tinha no XP!

Estava a ler um manual do Vista e.. ui sempre é possível contornar este método defensivo, mãos à obra, vamos fazer regressar ao nosso poder a chave do castelo.

Neste sistema operativo é-nos concedido o perfil de utilizador regular, enquanto no XP “nascíamos” logo com uma conta de administrador, conta essa que podíamos ver quando entravamos em modo de segurança no XP, nessa forma poderíamos ter acesso ao nosso perfil de admin.

Este guia fará voltar essa conta e daí é só arrancar com ela predefinida.

No Windows Vista Ultimate/Business/Enterprise:

1- Clique no botão iniciar, escreva “secpol.msc” na barra de pesquisa e clique no Enter, vai aparecer o UAC, clique continuar e será aberta a janela de “Politica de segurança local”.

2- Na lista da esquerda, escolha “Politicas locais”,

depois “Opções de segurança”

3- Na opção ” Contas: Estado da conta de Administrador “ dê dois cliques e seleccione Activada.

4- Na opção ” Controlo de Conta de Utilizador: comportamento do pedido de elevação para administradores no Modo de Aprovação de Administrador ” altere para “Elevar sem perguntar”

Agora faça terminar sessão e divirta-se ao comando administrativo do seu Windows Vista.

Só mais uma coisa importante, o UAC protege o utilizador de executar acções contra a sua vontade, produzidas por elementos infecciosos, depois de se ligar como administrador ligue de novo o UAC.

Se fizer este “truque” numa instalação nova, pode apagar o outro utilizador em detrimento deste. Pode alterar o nome, a password como se fosse um utilizador convencional. O próximo guia será para as restantes versões do Vista.

Exit mobile version