Pplware

Vista – com ou sem UAC?

Como utilizador do Windows Vista deparo-me constantemente com os insistentes pedidos de permissão, os tais que já aqui falamos anteriormente. O sistema UAC (User Account Control) em língua de Camões, Controlo de Contas de Utilizador, introduzido no Windows Vista, garante uma maior segurança ao sistema operativo pois limita a execução de privilégios sem o consentimento do operador.

Este assunto tem sido debatido pois tornou-se “fonte de irritação entre os utilizadores do Vista” afirmou Peter Watson, conselheiro chefe de segurança da Microsoft Austrália, até a Apple faz gozo dessa ferramenta, como podemos ver neste hilariante comercial:

. Mas será efectivamente necessária esta medida de protecção? Pergunto isto pois pela minha experiência quando o utilizador se depara com avisos a tendência é para às cegas clicar no Yes a toda a força ou no NEXT NEXT NEXT… querem lá saber o que diz a caixa de aviso, siga que o tempo é pouco!Que chatice depois no último OK esta porra deixou de funcionar… «Está sim é do helpdesk? Páh é ver o que se passa com a minha máquina que de repente sem razão aparente deixou de dar… se fiz alguma coisa?

 

Claro que não, só apareceu aqui uma daquelas janelas a perguntar não sei o quê mas eu resolvi logo isso dei o OK e desapareceu, vejam lá isso pois passam a vida a complicar a vida à malta…» Quando leio estes relatórios de determinados helpdesks (situação corrente) lembro-me desta imagem.

Assim e o tempo validará esta minha linha de pensamento, a medida se não for desactivada será banalizada e ignorada, voltando o trunfo novamente para o lado negro.

Leiam sempre o que aceitam ou recusam, tentem retirar o máximo de informação possível sobre os processos, um pouco de tempo perdido no imediato será uma ganho continuo do futuro.

Concordo que se deva fazer algo para impedir o malware de entrar nos nossos sistemas, mas o método não será dos melhores, pois ao passar a bola para o campo do utilizador comprometem bastante mais a segurança do sistema.

Exit mobile version