A virtualização é uma das tecnologias mais fantásticas da atualidade. Com esta tecnologia, basta ter uma máquina física e recursos para conseguir ter várias máquinas virtuais prontas a funcionar.
Plataformas de virtualização existem muitas, mas uma das mais populares é o VirtualBox. Hoje ensinamos, passo a passo, como podem criar uma máquina Virtual para uma máquina Linux.
O que é o VirtualBox?
O VirtualBox é uma das ferramentas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização. Com esta ferramenta pode-se construir um sistema com todas as características técnicas que pretendemos (desde que a máquina física suporte), mas de uma forma virtual.
Como criar uma máquina Virtual com o VirtualBox?
Criar uma máquina virtual com o VirtualBox para uma máquina Linux é um processo relativamente simples. Para isso basta abrir o VirtualBox e seguir os seguintes passos:
Passo 1) Carregar em Novo
Passo 2) Em seguida devem indicar um nome para a máquina Virtual, indicar onde vai ser guardada a máquina no sistema de ficheiros da máquina nativa, tipo de sistema e a versão.
Passo 3) No próximo passo definam a quantidade de memória RAM em MB que será alocado para a máquina virtual.
Passo 4) Indiquem agora que pretendem criar um disco virtual novo.
Passo 5) Relativamente ao tipo de ficheiro do disco rígido virtual o formato mais popular é o VDI.
Passo 6) No que diz respeito ao armazenamento no disco rígido, escolham a opção “Dinamicamente alocado”, sendo que desta forma apenas será usado o espaço necessário (à medida que for usando).
Passo 7) Para terminar escolham um nome para o disco virtual e escolham o tamanho máximo.
E está feito! A partir deste momento basta mandar arrancar o sistema, indicar a imagem .iso da distribuição Linux e proceder à sua instalação como se numa máquina física se tratasse. Em próprios tutoriais iremos mostrar algumas opções do VirtualBox, especialmente ao nível da configuração da rede.