Pplware

Versão portátil do Windows 7

Hoje em dia é moda “portabilizar” tudo o que é software. Torna-se de facto mais simples e mais prático andar com o nosso software no bolso. Esta vantagem pode ser estendida aos sistemas operativos, que já correm de forma transparentes a partir de dispositivos de armazenamento USB. Hoje vou-vos ensinar a colocar o Windows 7 a correr a partir de uma pen USB.


Nesta primeira parte, iremos abordar a instalação, criação e inicio de instalação do Windows 7 sobre o VirtualBox portable.

Começamos por descarregar a partir daqui o VirtualBox Portable. agora certifique-se que tem numa das portas USB uma pen com um mínimo de 8GB (isto para ter espaço para executar a instalação do Windows). Obviamente deverá ter já uma cópia do Windows 7.

Vamos seguir passo a passo, com suporte de imagens os passos necessários para construir uma máquina virtual dentro da nossa PENUSB.


Depois de darmos início à instalação do VirtualBox para dentro da Pen USB, a aplicação faz disparar uma janela solicitando que seja registada a cópia do programa. Se tiverem tempo podem registar a vossa cópia.


Agora com o quadro principal aberto, clicamos no botão Novo. De seguida, botão Próximo.


É-nos agora solicitada a quantidade de memória que vamos reservar para a máquina virtual. Para uma utilização “decente” do Windows 7, no mínimo coloquem 1024MB. Um giga já permite um utilização sem “congelamentos”. Botão Próximo.


Agora vamos definir o tamanho do disco virtual. Começamos por criar um disco novo.


Botão Próximo que nos levará a um quadro interessante.


Neste quadro, o utilizador poderá definir o tipo de estrutura do disco. Ou colocaremos um disco que se expande dinamicamente conforme o espaço necessário aquando da utilização do Windows 7, ou colocamos um espaço rígido de disco virtual. Neste caso vamos utilizar um armazenamento expandido dinamicamente.


Neste quadro e depois de termos definido o tipo de armazenamento, vamos alocar o espaço que queremos para o tal disco virtual.

Não se preocupem. Mesmo tendo uma pen de 6 ou 8 GB o espaço que estamos a alocar de 20GB será para permitir a instalação sem problemas. O tecto será obviamente o tamanho da sua pen. Relembro que a instalação do Windows 7 RTM Ultimate, consome um pouco mais de 5,6 GB de espaço. Botão Próximo.


Pronto. Agora clique no botão Terminar e tem a sua máquina virtual instalada, pronta a receber a instalação do Windows 7.


Agora o ideal será o utilizador ter o Windows 7 num DVD ou num ficheiro ISO. Clique nas definições e vá ao separador CD/DVD Rom.


Caso a instalação seja feita por um ficheiro ISO, temos de o adicionar ao Gestor de Discos Virtuais, Clique no botão Adicionar.


Depois de encontrado e este estar já no separador Imagens de CD/DVD, os tradicionais ISO, clique no botão Seleccionar.


Conforme pode ver, já tem o ISO, no fundo da janela carregado. Pode também escolher outro suporte para a sua instalação. Se tiver o Windows num DVD apenas precisa de dizer ao Assistente que é a partir da drive óptica que começará a instalação do Windows 7.

Termina aqui a instalação da máquina virtual. Feito isto partimos para a instalação do Windows 7.

Quando começar a instalação, o rato está activo dentro da máquina virtual, basta dar um clique e conformarem a janela de informação que vos diz que, para retirar o cursor do rato de dentro da janela virtual, têm de clicar na tecla Alt Gr.


Veja na página seguinte alguns passos da instalação.

Instalação

Chegamos então ao ponto de instalação. A partir deste ponto, já devem saber o que fazer. Deixo alguns screens para os menos experientes.


Neste quadro devem escolher o formato da hora e da moeda Português de Portugal. O mesmo devem escolher para o idioma do teclado.


Agora escolham qual a versão do Windows 7 querem instalar. Podem escolher consoante as vossas necessidades.


Anteriormente definimos uma valor para o tamanho do disco, lembram-se? Colocamos 20Gb de espaço máximo para crescimento (hipotético) do disco. Será nesse disco que faremos a instalação do Windows 7. Botão Next.


Agora estamos na instalação, propriamente dita. resta aguardar, deve rondar os 20 minutos de instalação.


Terminada a instalação, o Windows irá dar início à etapa de optimização das definições do utilizador.


Começa por solicitar o nome que queremos para identificar a máquina.


De seguida solicita a palavra passe para acesso à conta de cada utilizador. Neste caso é o acesso à conta do administrador.


Atalhando alguns passos, como a hora e afins, chegamos a este quadro que permite ao Windows, aceder a updates automáticos. Seleccionem a primeira opção.


Agora o Windows irá optimizar o desktop. Está pronto o seu Windows 7 portátil.


NOTA: Dentro da pasta  H:\VBox\Portable-VirtualBox-Win32_64\data\.VirtualBox\HardDisks (a letra H corresponde à minha drive USB) estará o vosso disco virtual. Podem levar este disco para qualquer máquina virtual. Tenham em atenção o tamanho do mesmo.

Exit mobile version