Este tempo de verão, sol e temperaturas agradáveis, é natural que apeteça andar cá por fora, ir até uma esplanada ou estar num aprazível jardim a conversar ou mesmo a trabalhar/estudar, para os que vivem agarrados aos computadores.
Nesta altura, porque passamos mais tempos longe da tomada, damos conta que a nossa máquina está a perder performances e, acima de tudo, perde autonomia de bateria. O Windows 7 tem ferramenta de análise e diagnóstico que nos podem ajudar a descobrir o que temos errado ou o que podemos melhorar para aumentar a performance da nossa máquina.
Naturalmente podemos instalar ferramentas de terceiros para verificar isso e até apontar caminhos interessantes. Ainda há dias falámos em várias dessas ferramentas de optimização, limpeza e afinação. Mas podemos também explorar muitas das ferramentas nativas que o Windows 7 oferece aos seus utilizadores. Hoje vamos falar de uma ferramenta que analisa e diagnostica problemas no nosso computador, oferecendo de seguida ajuda para resolver.
Onde está essa ferramenta?
Localizar e corrigir problemas
Primeiro vamos ao Menu Iniciar e escolhemos a opção Painel de Controlo.
Agora, como podem ver na imagem em cima, dentro do Painel de Controlo, escolhemos no grupo Sistema e Segurança, a opção Localizar e corrigir problemas.
Agora no grupo Sistema e Segurança, escolhemos a opção Procurar problemas de desempenho.
O serviço irá fazer uma análise, rápida e irá diagnosticar algum problema que encontre. Depois apresentará ao utilizador as suas conclusões.
Se entendermos que de facto é uma questão que podemos aceitar, como possível reparação, clicamos em Seguinte para o serviço avançar e tentar resolver automaticamente.
Algumas vezes pode o serviço demorar um pouco mais, dependendo da “gravidade” do que está a comprometer o desempenho do Windows. Deixe-o trabalhar.
Quando são problemas de drivers, ele apontará um caminho, muitas vezes aponta soluções já reportadas na Microsoft, noutros casos, se é uma questão de afinação de opções do próprio sistema, deixa-nos o caminho do serviço do Windows que será necessário melhorar. Caso queiramos, ele pode fazer isso por nós. Então clicamos no botão Seguinte.
Se, depois de aplicado o processo de correcção, entendermos que está resolvido, terminamos o processo, mas caso não estejamos satisfeitos, podemos continuar, continuando a explorar opções adicionais.
Temos um acompanhamento informativo, sobre o que foi detectado. Há uma base de informações que nos podem iluminar e ajudar a encontrar nos locais certos, a reparação do problema.
Escolhemos então uma opção adicional e podemos pedir ajuda a alguém, podemos procurar uma recuperação de um ponto de restauro, se tivermos um determinado momento sem o problema que nos está a acontecer no momento. Por vezes são recentes instalações de software que afectam o desempenho. Temos de considerar sempre esse factor e neste caso podemos fazer um restauro, a partir desta janelas.
Mas em caso de dúvida, procuramos e escolhemos a opção Localizar resoluções de problemas relacionados.
Poderá haver de facto uma relação. Não há problema em aceitar estas opções e ver se temos sorte. Poderá ser um pequeno ajuste… ou não.
Há imensos locais que podem ajudar a resolver, mas temos de conhecer o problema.
É uma questão de persistência e de alguma astúcia, quando o assunto são pequenos problemas não comuns. Mas há sempre muita gente com os mesmo problemas e o Windows 7 aprende com todas as experiências.
Boa sorte.