A linguagem de programação Python é uma linguagem de alto nível (VHLL – Very High Level Language), interpretada e interativa, que foi criada pelo holandês Guido Van Rossum. Sabia que é possível criar ambientes virtuais isolados no Python?
O Python é uma linguagem orientada a objetos, modular, com uma sintaxe muito intuitiva e muito simples de aprender. Tal como o Perl, o código-fonte do Python está disponível sob a licença GNU General Public License (GPL).
No desenvolvimento de projetos em Python, torna-se comum trabalhar com diferentes versões de bibliotecas e dependências. Nesse sentido, para simplificar todo o ambiente de desenvolvimento, nada melhor que criar um ambiente virtual. Para esse propósito existe a ferramenta venv.
Como criar um ambiente virtual em Python?
Como referido, criar e utilizar um ambiente virtual em Python é uma prática recomendada para gerir dependências dos projetos em desenvolvimento. Segue um guia básico para criar e utilizar um ambiente virtual em Python:
1) Criar ambiente virtual
A criação de um ambiente virtual é simples. Para isso basta que use o seguinte comando, sendo que nome_ambiente_virtual é o nome que vai escolher para o seu ambiente virtual.
python –m venv nome_ambiente_virtual
2) Ativar ambiente virtual
Para ativar basta que use o seguinte comando:
No Windows
env\Scripts\activate.bat (ou activate.ps1 no PowerShell)
No macOS ou Linux
source nome_ambiente_virtual/bin/activate
3) Desativar ambiente virtual
Para desativar basta usar apenas o comando
deactivate
Fácil não é? Fiquem à espera dos novos tutoriais que estamos a criar. Se quiserem contribuir para esta rúbrica, enviem-nos um e-mail para o geral@pplware.com.