Pplware

Vamos Programar? – Introdução à Programação #4

Uma breve história sobre C

O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Evolução, mudança, futuro – são das palavras que mais são ouvidas atualmente.

A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.

Hoje trazemos aos nossos leitores, a si, uma pequena grande história sobre a linguagem de programação C que começará a ser utilizada em breve.

Visualize este vídeo no Youtube

Antes de continuar, deve conhecer a história da linguagem de programação que começará a ser utilizada em breve (dentro de uma ou duas semanas). Apesar de, inicialmente, apenas abordarmos C, poderemos falar de outras também.

C – Uma pequena grande história

Os anos de 1969 a 1973 foram de extremo entusiasmo dentro da AT&T Bell Labs porque foi quando a linguagem de programação C começou a ser desenvolvida.

O principal desenvolvedor desta linguagem foi Dennis Ritchie que descreveu o ano de 1972 como o mais produtivo e criativo. Este foi o ano em que mais avanços foram criados na linguagem.

A linguagem desenvolvida por Ritchie chama-se porque esta linguagem baseou-se imenso numa outra linguagem de programação chamada B. Muitas das características de C foram baseadas em B.

Numa fase inicial, esta linguagem de programação, C, tinha como principal finalidade o desenvolvimento do Unix, que já havia sido escrito em Assembly – uma outra linguagem de programação.

A versão mais recente de C é C11 e foi lançada a dezembro de 2011. Esta linguagem foi uma das influências de muitas das linguagens de programação que atualmente são muito utilizadas.

Dentro de muitas, C influenciou AWK, BitC, C++, C#, C Shell, D, Euphoria, Go, Java, JavaScript, Limbo, Logic Basic, Objective-C, Perl e PHP. Isto não significa que estas linguagens não tenham sido influenciadas por outras.

Características da linguagem

Todas as linguagens de programação contam com diversas características. Como abordámos anteriormente, os paradigmas de programação são muito importantes e influenciam a forma como devemos escrever.

Sendo assim, C é uma linguagem de programação, em relação aos paradigmas, estruturada, imperativa e procedimental. Outras características desta linguagem são o facto de ser compilada, padronizada pela ISO e de propósito geral.

Uma linguagem de programação compilada é aquela que passa pelo processo de compilação ou seja, o seu código fonte é diretamente transformado na linguagem da máquina por via de um compilador.

Porque iremos utilizar C?

Na comunidade de programadores/desenvolvedores existem sempre muitas opiniões: todas diferentes e distintas. Porém, não quer dizer que sejam inválidas.

Nós iremos começar por abordar C porque é uma linguagem “mãe”, que influenciou muitas outras. Aprendendo a linguagem C, fica preparado para se iniciar com muitas outras linguagens de programação pois tem uma sintaxe muito utilizada e, além disso, sabe a lógica.


Estes primeiros artigos não têm permitido muita interatividade entre si, leitor, e nós mas, brevemente, isso irá mudar. Quando começarmos a colocar código-fonte C, iremos colocar também exercícios para que desafie a sua mente.

Mais uma vez, gostávamos de saber a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida, pode sempre utilizar os comentários para colocar a questão. Caso o faça,  pedimos que utilize a keyword [DUVIDA] no início do seu comentários.

Resoluções de exercícios.

Esta saga

Henrique Dias

Mais episódios:  [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13][12] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23][24]

Exit mobile version