Pplware

Vamos Programar? – Introdução à Programação #1

O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Evolução, mudança, futuro – são das palavras que mais são ouvidas atualmente.

A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.

Hoje nasce a rubrica “Vamos Programar?” no Pplware que tem como objetivo criar um “espaço” semanal no nosso site onde falamos sobre programação.

Como pode observar pelo título, a rubrica começou com uma saga chamada Introdução à Programação. Ora, é isso mesmo que iremos fazer.

Vamos começar do zero de forma a que todos possam acompanhar: não importa se é experiente ou se é iniciante – a partilha de conhecimento é fundamental.

Esta primeira saga será maioritariamente feita em vídeo. Hoje começamos com um tema simples mas muito importante: Algoritmos, Fluxogramas e Pseudocódigo.

Visualize este vídeo no YouTube

Para extender um pouco mais os conhecimentos, deixamos aqui uma versão em texto em que aumentamos um pouco o leque de informação.

Algoritmos

Antes de mais nada, vamos começar por falar de algoritmos pois, durante todo o nosso progresso na programação, iremos ter sempre contacto com algoritmos. Já vai ver porquê.

Algoritmos são quaisquer sequências de instruções bem definidas e finitas. Podem ser executados por computadores, sistemas automatizados ou mesmo humanos. Exemplo:

Como podem ver, um algoritmo pode ser qualquer sequência de instruções. A que podem ver acima, a confeção de um bolo, é realizada por um ser humano.

Fluxogramas

Os Algoritmos podem ser representados de várias formas. É aqui que entram os fluxogramas e pseudocódigo. Vamos começar por falar no primeiro.

Um Fluxograma é uma forma gráfica de represetar um algoritmo. Como assim? Podemos, através de símbolos, representar o fluxo de um algoritmo. Antes de mais nada, vamos começar por ver os símbolos que existem:

O exemplo seguinte é a representação em forma de fluxograma do algoritmo que falámos antes: a confeção de um bolo. Vamos ver.

Pseudocódigo

Como referimos acima, o pseudocódigo é uma outra forma de representar algoritmos. Esta já se aproxima mais das linguagens de programação que utilizamos.

Pseudocódigo é parecido à linguagem que utilizamos e “Portugol” é um exemplo muito conhecido para os programadores de língua portuguesa.

Exemplo referente aos exemplos anteriores:

INICIO
  LER (Receita);
    SE tenhoIngredientes == verdade ENTÃO
      FazerBolo();
    SENÃO
      ComprarIngredientes();
      FazerBolo();
  FIM SE
FIM

Como podem ver, é fácil entender as expressões: LER, SE, SENÃO, ENTÃO… porque é muito parecido com a nossa língua materna. Dentro de poucas semanas começaremos a utilizar uma linguagem de programação e iremos começar a visualizar as diferenças existentes com pseudocódigo.


E foi assim o primeiro vídeo da nossa rubrica. Quando começarmos a incluir código fonte nos vídeos, deixaremos o mesmo incluído no artigo de forma a que seja mais fácil o acompanhamento do vídeo.

Esperamos que tenha gostado e gostaríamos de ouvir a sua opinião. Para mais tutoriais sobre programação pode aceder ao site COXPE – Code Experts através deste link.

Resoluções de exercícios.

Esta saga

Henrique Dias

Mais episódios:  [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13][12] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23][24]

>

Exit mobile version