Pplware

Ubuntu no Inkscape

Já por diversas vezes apresentámos o Inkscape no Peopleware. E que tal usarmo-lo para criar o logotipo do Ubuntu? Este tutorial não tem por objectivo reproduzi-lo fielmente, pixel por pixel. Aliás, este tutorial surgiu do nada, comigo a olhar para um autocolante do Ubuntu, e está tudo dito… 😉

Abra o Inkscape e pressione Shift+Ctrl+D. Defina o tamanho do documento para 200x200px. No separador Grid/Guides marque a opção Show Grid e defina o espaçamento de ambos os eixos para 5,00. Prima F5 e desenhe um círculo a partir do centro do documento (mantenha as teclas Shift e Ctrl premidas), deixando aproximadamente 25px de margem. Prima Ctrl+D para duplicar o círculo e, também mantendo Shift e Ctrl premidos, diminua o tamanho do novo círculo. Seleccione agora ambos os círculos e vá até Path > Difference.

Pressione F4 e desenhe um rectangulo com aproximadamente 2 quadrículas e meia de largura. Com a ferramenta de selecção, clique duas vezes sobre ele e gire-o para uma posição adequada (o objectivo é criar as ‘ranhuras’ que se vêem no logotipo oficial). Arraste o rectângulo para cima da circunferência e vá novamente até Path > Difference. Repita o procedimento para as outras duas ranhuras.

Agora que estamos a ficar mais perto, é fundamental dividirmos aquilo que outrora fora um círculo em 3 partes diferentes. Seleccione-o e vá ao menu Path > Break Apart. Já está. Pode agora colorir cada uma das partes a seu gosto.

Crie um círculo pequeno e duplique-o 2 vezes (Ctrl+D). Arraste-os para cima de cada uma das partes. Seleccione simultaneamente o círculo e a parte correspondente e escolha a opção Difference no menu Path.

Crie 3 novos círculos (ou duplique-os a partir de um só), ainda mais pequenos. Mova-os para cada uma das suas partes e Dê-lhes cor. Para o caso de ter colorido o logotipo ao olhómetro (como eu) as cores a utilizar para cada um dos círculos são os da ‘fatia’ anterior, no sentido dos ponteiros do relógio.

Fácil, não foi? Agora o resultado final:

Bem, não ficou exactamente igual mas, e depois? 😉

Exit mobile version