Pplware

Tutorial: Webservices em nodejs com Strongloop

Os Web Services são muito úteis quando pretendemos desenvolver serviços e aplicações de grande escala/distribuídas… mas também para a interoperabilidade de sistemas!

Neste tutorial iremos ensinar a implementar um webservice em nodejs com o strongloop, módulo opensource desenvolvido pela IBM e que pode ser uma boa solução para aqueles que querem iniciar-se no mundo do nodejs.

O strongloop para além da sua simples instalação ainda nos disponibiliza uma série de ferramentas para desenvolver e testar o nosso webservice.

Neste tutorial iremos apresentar o processo de instalação do strongloop, criação de um webservice, instalação do mongodb, ligação do mongodb ao webservice passando pela implementação de um sistema de autenticação e alguns exemplos de como pode ser testado o sistema com algumas das ferramentas que o strongloop proporciona.

A implementação do webservice será feita numa máquina com o Ubuntu 16.04 na Google cloud, no entanto o strongloop pode ser instalado em qualquer sistema operativo que tenha o nodejs instalado.

Instalação do nodejs

Para começar temos de instalar o nodejs na nossa máquina. No caso de termos o linux abrimos o terminal e escrevemos:

sudo apt install nodejs

Depois instalar o npm

sudo apt install npm

A seguir verificamos que versão do nodejs foi instalada:

nodejs –v

Nota: É importante termos uma versão recente do nodejs para podermos instalar o strongloop sem problemas.  Neste momento a mais recente versão do strongloop é a 7.x. Caso pretendam atualizar o vosso nodejs basta que escrevam no terminal o seguinte comando para obter a versão mais recente do nodejs.

sudo wget –qO- https://deb.nodesource.com/setup_7.x | sudo bash -

Em seguida atualizamos a lista de repositórios e instalamos/atualizamos o nodejs.

sudo apt update && sudo apt install –y nodejs

Agora que temos o nodejs atualizado vamos passar à instalação do strongloop.

Instalação do Strongloop

Existem duas versões da LoopBack framework: strongloop arc e apiconnect, a versão apiconnect é mais recente e irá eventualmente substituir a versão arc. No entanto a versão apiconnect ainda não tem implementadas todas as funcionalidades da versão arc e é por isso que iremos usar essa versão neste tutorial. De referir ainda que a nova versão é bastante semelhante á anterior em termos de funcionalidades e estruturas. Mais informações aqui.

Para instalar o strongloop arc, abrimos o terminal e executamos o comando

sudo npm install –g strongloop

Depois de concluída a instalação criamos uma nova pasta onde vamos  guardar o nosso webservice. Para este tutorial criou-se um diretório com o nome webservicePhones

mkdir webservicePhones
cd webservicesPhones

Dentro da pasta executamos o seguinte comando para criar o webservice

sudo slc loopback

Nesta fase o strongloop irá apresentar uma caixa de dialogo como a que vemos na imagem anterior para podemos escolher algumas opções para o webservice que estamos a criar.

Na primeira pergunta e como já foi criada uma pasta para o projeto deixamos o valor por defeito, para isso carregamos na tecla enter, na segunda pergunta onde temos de escolher a versão do loopback que queremos deixamos também a opção por defeito para isso carregamos novamente na tecla enter, por ultimo podemos escolher o modelo em que queremos basear o que estamos a criar, neste caso escolhemos o modelo com autenticação, carregamos em ENTER e esperamos que o webservice seja criado.

Se tudo correr bem iremos ver algo parecido com o que vemos na figura seguinte.

O próximo passo é a criação de um modelo que vai iremos apresentar para um próximo tutorial. Até lá deixem já as vossas máquinas prontas com o nodejs e com o strongloop. Alguma dúvida ou questão deixem nos comentários.

Exit mobile version