Pplware

Tutorial VII – Vamos aprender a trabalhar no LibreOffice

Aprenda a fazer desenhos vectoriais

Por Paulo Galvão para o PPLWARE.COM

Aproveitando o desafio lançado pelo Pedro Pinto, decidi começar a escrever alguns tutoriais sobre o LibreOffice. Depois de no ultimo tutorial termos aprendido a introduzir objectos na galeria do LibreOffice hoje vamos aprender a fazer um desenho vectorial

Hoje o tutorial é sobre a construção de um desenho com várias imagens introduzidas da galeria ou retiradas da Internet. Apesar do Natal de 2012 já ter passado (apesar do Natal ser quando um homem quiser :)), aproveitei um trabalho que realizei nesse período para demonstração deste tutorial.

Objectivos:

Hoje o objectivo será desenhar o seguinte “boneco”. O meu jeito para arte não é muito, mas acho que o resultado final até ficou giro.

Para executarmos o diagrama iremos utilizar a seguinte barra de ferramentas: Barra de Ferramenta de Desenho

Passo 1: Escolha de Imagens na galeria de imagens Comecemos primeiro por escolher as imagens. Depois arraste-as para o seu desenho, tal como mostra a figura seguinte:

Nota: Estes desenhos estarão instalados caso tenha o OpenClipart instalado. Para aceder à galeria pressione o ícone (1) da barra de ferramenta de desenho. Depois procure as árvores em Signs and symbols (2). Escolha três árvores semelhantes ao pinheiro de modo a criarmos a nossa pequena floresta. Arraste-as para o seu desenho, perto umas das outras (4).

Passo 2: Como replicar as árvores Com apenas 3 árvores não se faz uma floresta. Você poderia pensar que iríamos usar a função copiar e colar, mas está enganado. Iremos fazer algo mais eficiente: duplicar. Para isso seleccione as 3 árvores (use o ícone 1 da barra de ferramenta de desenho), depois faça duplicar (ir ao menu Editar → Duplicar). Ao fazer duplicar aparece a seguinte caixa de diálogo:

A janela anterior permite escolher como queremos copiar os objectos. Neste caso vamos fazer apenas 2 cópias, de modo a caber na folha A4, como podemos na figura seguinte. O deslocamento, entre cada cópia, neste caso é no eixo do X (horizontal) para a direita de 6 cm. Agora iremos duplicar para baixo, isto é, no eixo dos Y (vertical). Desta vez, faça 4 cópias distanciadas de 4cm na vertical.

Irá obter algo semelhante à imagem seguinte:

Passo 3: Como desenhar o caminho

Para desenhar o caminho utilizei a função de Linha de forma livre (ícone 7) que está presente no conjunto Curva.

Como vemos eu a desenhar despistei-me um pouco e bati contra umas árvores. Para corrigir isso faz-se editar pontos, isto é, selecciona-se o quadrado azul da linha e move-se para onde se deseja.

Para fazer a outra linha, faça uma cópia fazendo copiar e colar e depois ajuste novamente os pontos que não estiverem correctos. Pode apagar alguns pontos caso seja necessário. Agora depende do jeito de cada um.

Passo 4: Como alterar as cores das árvores

De modo a que a nossa floresta tenha tonalidades diferentes poderemos dar cores ligeiramente diferentes às nossas árvores. Para abra a barra de ferramenta Substituição de Cor, que está no menu Ferramentas → Substituição de Cor.

No próximo tutorial iremos abordar a introdução do texto.

Não é necessário que fique igual, o importante é que faça este exercício e que o consiga fazer. Verá que terá algumas dificuldades em fazê-lo e terá de adquirir alguma prática caso não a tenha. Explore um pouco mais o programa pois este pode-lhe reservar mais umas surpresas.

Vejam o vídeo para tirarem algumas dúvidas.

Até ao próximo tutorial. Aguardo comentários, dúvidas e sugestões que tenham para novos tutoriais.

Artigos relacionados

Exit mobile version