Pplware

Tutorial VI – Vamos aprender a trabalhar no LibreOffice

Introduzir objectos galeria do LibreOffice

Por Paulo Galvão para o PPLWARE.COM

Aproveitando o desafio lançado pelo Pedro Pinto, decidi começar a escrever alguns tutoriais sobre o LibreOffice. Depois de no ultimo tutorial termos aprendido a construir um diagrama simples hoje vamos aprender como introduzir objectos galeria do LibreOffice.

Na galeria do LibreOffice poderá introduzir imagens, sons e filmes.

Objectivos:

Passo 1: Conhecer a galeria Para aceder à galeria pressione no ícone que está pressionado na figura (1). Caso esteja no processador de texto, ou na folha de cálculo o ícone é o mesmo. Quando o pressionar aparecem-lhe as áreas 2 (temas) e 3 (neste caso imagens existentes nessa categoria). Na figura vemos algumas imagens do tema Signs and symbols do OpenClipart.

Para utilizar as imagens seleccione a imagem que pretende (4) e arraste-a para a área de desenho (5). Caso a imagem seja um bitmap não é totalmente editável, apenas pode mudar as cores (ver tutorial seguinte). O LibreOffice permite que a imagem possa ser alterada por uma ferramenta externa (programa), por exemplo o Gimp e guarda as alterações feitas na imagem no próprio documento.

Caso a imagem seja vectorial (do tipo svg), então a imagem é completamente editável, fazendo desagrupar.

Passo 2: Obter imagens através de extensões Quando se instala o LibreOffice a galeria de imagens é muito pobre, para que a instalação do mesmo não fique demasiado grande e pesada. Desta forma, temos mais trabalho, mas permite a que cada um, escolha as imagens que pretende.

Nome do Clipart ou Extensão Temas
DMaths Matemática, acústica, química, electricidade, electrónica, mecânica, óptica
Galeria de Sinais Perigosos Sinalética de produtos químicos, perigo e planos de evacuação
Oxygen Office Galllery Seta, sinais, risos, carros, componentes electrónicos, mapas, bandeiras, frutos, objectos, relógios, fotos, pessoas e animais
OxygenOffice Extras – Gallery Imagens de componentes de Rede informática (Cisco)
Galeria de puzzles Puzzles
OpenClipart* Animais, construções, botões, computador, decoração, educação, electrónica, comida, geografia, escritório, pessoas, plantas, recreio, ciência, formas, sinais e símbolos, ferramentas, e transportes

Pode obter mais clipart em:

Passo 3: Como adicionar o OpenClipart (apenas Ubuntu)

Dirija-se ao Dash (1º botão do Unity) e escreva LibreOffice. Clique no botão Mais informações e em Extras adicione Clip Art for OpenOffice/LibreOffice gallery (ver figuras seguintes).

Ou utilize o comando na consola:

sudo apt-get install openclipart
Passo 4 – Adicionar a versão 2.0 com Open Clip Art Library 2.0

Para adicionar a versão 2.0 com Open Clip Art Library 2.0 (417M) que possui 26000 imagens deve fazer o seguinte:

Dê um nome à sua galeria (neste caso openclipart) e depois localize os ficheiros e indique o caminho onde deixou os ficheiros.

Localize a pasta clipart, que é onde se situam as imagens. Depois escolha as imagens que pretende seleccionando com o rato, uma a uma, várias seguidas usando o shift, ou alternadas usando a tecla controlo. Pode ainda adicionar todas. Neste caso não aconselho a adicioná-las todas por são imagens a mais para um tema. O ideal é organizar as imagens por temas, para ser mais fáceis de encontrar.

Aqui vemos as seis imagens introduzidas anteriormente.

Vejam o vídeo para tirarem algumas dúvidas.

Até ao próximo tutorial. Aguardo comentários, dúvidas e sugestões que tenham para novos tutoriais.

_______________

Programas Utilizados para este artigo:

Artigos relacionados

Exit mobile version