Pplware

Tutorial: O Pplware ensina a trabalhar com o MySQL (Parte II)

O MySQL é muito provavelmente o sistema de gestão de base de dados (SGBD) mais usado em todo o mundo estando disponível em várias versões e para diferentes sistemas operativos.

Tudo o que é plataformas open source como é o caso do wordpress, Joomla ou Drupal, recorrem ao MySQL como base de dados.

Depois da introdução ao MySQL e algumas dicas, hoje vamos saber o que guarda a base de dados mysql.

Antes de criar qualquer base de dados no MySQL é importante que os utilizadores tenham a noção da estrutura base do próprio MySQl. Depois de entrarmos na consola podemos começar por ver todas as base de dados já criadas usando para isso o comando:

show databases;

Como podemos ver, são várias as bases de dados inicialmente criadas. Hoje vamos analisar a base de dados mysql que é constituída por 28 tabelas. Para usarmos a base de dados mysql devemos introduzir o comando:

use mysql;

Para saber todas as tabelas que fazem parte desta base de dados introduzimos o comando

show tables;

No caso de pretendermos conhecer a estrutura de uma tabela podemos usar o comando desc.

desc user

Apesar de toda as tabelas serem importantes na estrutura do próprio MySQL há algumas que são de destacar:

Num próximo artigo iremos analisar, com maior detalhe, algumas das tabelas referidas. Por hoje deixamos apenas mais um comando que nos permite saber o estado do MySQL, incluindo informações sobre a versão do MySQL, número de threads, porta TCP em uso, uptime, etc. Para saberem esta informação usem o comando:

STATUS;

Esperamos que tenham gostado deste ´segundo tutorial sobre MySQL e contamos com todos os vossos contributos e experiência nesta área. Se houver candidatos para a realização de próximos artigos mandem-nos um mail sff.

Exit mobile version