O Node.js é um interpretador de código JavaScript que funciona do lado do servidor. Esta plataforma permite aos programadores o desenvolvimento de aplicações em rede, em tempo real e de alta escalabilidade, de uma forma simples e rápida. O Node.js é baseado no interpretador V8 da Google.
No último tutorial mostramos aqui como podem criar requisições com base no URL usando uma estrutura if/else. Saibam como podem usar o Express.js para realizar as mesmas operações de uma forma muito mais simples.
O Express.js é uma framework para Node.js que permite o desenvolvimento de aplicações Web de uma forma muito simples. A instalação do Express.js no ambiente de programação deve ser feito através do NPM. O NPM é um gestor de pacotes para javascript.
Como instalar o Express.js?
Para instalar o Express.js basta que, dentro do diretório de trabalho, execute o comando:
npm install express -save
Nota: a opção -save traz todos os ficheiros necessários para que este módulo express esteja totalmente disponível, mesmo mudando o projeto de máquina. Considerando agora o último exemplo, vamos fazer um refactoring do código fazendo uso das funcionalidades do express. O código final será algo do tipo.
Depois de criado o ficheiro (ex. index.js), devem correr o compilador executando o comando:
node index.js
Para testarem devem abrir o browser e inserir o endereço URL que pretendem para obter o respetivo conteúdo. Por exemplo, para acesso à categoria portáteis (localhost:8080/portateis)
Para a categoria tablets (localhost:8080/tablets)
O Express tem muito mais potencial do que o apresentado aqui. Estejam atentos a outros mini tutoriais sobre o Node.js.
Esperamos que tenham gostado deste pequeno tutorial. Certamente teremos alguns leitores que já dominam o node.js e que poderão dar algumas dicas importantes para a utilização desta plataforma. Ficamos à espera!