Pplware

Tutorial nº4 – Mark IN e Mark OUT no Sound Forge

No artigo anterior, aprendemos a seccionar partes de um áudio nos canais do Sound Forge e fazer aplicação de zoom. Hoje vamos aprender a fazer marcações no áudio através do Mark In e Mark Out e seleccionar o nosso áudio num determinado período de tempo.

Mark In e Mark Out

O Mark In e o Mark Out são mais uma das maneiras simples que o Sound Forge disponibiliza para a marcação de um determinado trecho do áudio. Principiamos por escolher o ponto inicial da selecção Menu Special → Mark In; seguidamente, escolhemos o ponto final da selecção Menu Special → Mark Out. Assim, podemos ouvir apenas a parte específica do som, basta clicar no botão Play e somente será reproduzido o excerto seleccionado.

Seleccionar através do tempo

Apesar de poder seleccionar trechos de áudio arrastando o rato, por vezes esse tipo de operações de selecção não são os mais precisos. Quando é preciso um alto grau de precisão, devemos utilizar o comando Special Edit Tempo que se encontra na barra de menus. Agora podemos alterar os valores do Start (inicio) e do End (fim), sendo o Length o tempo seleccionado; para confirmar, botão OK.

No próximo tutorial iremos aprender a Copiar, Colar e Cortar pares de um áudio. Até para semana.

Exit mobile version