Pplware

Tutorial nº3 – Operações com audio no Sony Sound Forge

Por Micael Costa para o PPLWARE

Como referimos no artigo anterior, o som é uma propagação mecânica ou onda longitudinal; propaga-se apenas em meios materiais que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, ou seja, não se propaga no vácuo. Hoje vamos aprender como seleccionar o áudio e proceder a aplicação de zoom.

Seleccionar o áudio

Podemos seleccionar trechos de áudio arrastando o rato; para seleccionar os dois canais de som deve-se clicar e arrastar na linha que separa os dois canais.

Caso contrário, estará somente a seleccionar um dos canais.

Segue um vídeo tutorial, que ensina como fazer a aplicação de Zoom

Aplicação de Zoom

Sound Forge oferece zoom nos dois sentidos, isto é, tanto na horizontal como na vertical e a principal função deste recurso é facilitar o corte de trechos de músicas ou aplicações de efeitos, presenteando maior precisão.

Procedemos agora à selecção de uma área, clicando e arrastando com o botão esquerdo do rato, no ficheiro inserido. Realizando um zoom na horizontal e vertical, verificamos que a imagem tornou-se muito maior, facilitando a selecção de qualquer parte da música. O zoom pode ser aumentado ainda mais o que leva a uma maior precisão, principalmente em áreas de menos dimensão.

No próximo tutorial iremos aprender fazer marcações no áudio, através do Mark In e Mark Out. Até lá, continuem a dar o vosso feedback e dúvidas no caso de existirem. Até para semana, desculpem esta pequena paragem, que foi compensada com este dois em um.

Exit mobile version