Por Micael Costa para o PPLWARE
O Sound Forge é um software para edição de som, sendo dos mais usados pelos profissionais para edição de áudio; destacando-se pela sua capacidade. Permite gravar, editar, produzir loops, corrigir e limpar material de áudio, processar efeitos, gerar áudio para Internet, etc. Este programa é ideal para recuperação de vinil, uso em rádios e pequenas edições em estéreo, como extracção de áudios de CD’s e gravação em áudio.
O software oferece ferramentas completas para cortar, colar e “mixar” o material de áudio. Este pode ser editado em tempo-real com precisão a nível de amostra, e pode manipular um ficheiro enquanto processa outros em background. Tem recursos poderosos para a restauração de áudio, redução de ruídos, etc. É um dos softwares mais indicados para quem quer recuperar gravações antigas de discos de vinil e de fita magnética. A partir da versão 7.0 tornou-se Sony Sound Forge, em razão da compra de seus direitos pela poderosa Sony. Actualmente, está no mercado a versão Sony Sound Forge Pro 10 (desde 2009) e é uma ferramenta essencial para todos os editores e produtores de áudio.
Requisitos Mínimos do Sistema
Para a versão Sony Sound Forge 9.0, na que iremos trabalhar solicita:
- Microsoft® Windows® 2000 SP4, XP, Windows Vista™, Windows 7™;
- Processador 900 MHz (1 GHz se utilizar vídeo);
- 150 MB em disco rígido para instalação do software;
- 256 MB de memória RAM;
- Placa de som compatível com WindowsDrive;
- DVD-ROM para instalação;
- Microsoft NET Framework 2.0 (incluído no disco de instalação);
- Microsoft DirectX® 9.0c ou posterior (incluído no disco de instalação).
No próximo tutorial iremos aprender Abrir um ficheiro de áudio, para aprender conceitos e particularidades do áudio digital e alguns pormenores deste projecto, visitem o blog do Micael Edicao de audio digital