Atualmente são várias as tecnologias na área da programação que simplificam a construção e desenvolvimento de aplicações e plataformas digitais. Se acompanha a área da programação de serviços/aplicações certamente que já ouviu falar no termo “Web Services” e API.
Depois de termos mostrado a criação da API, vamos à parte da instalação do conector mongoDB e da criação da base de dados e modelos.
O objetivo deste tutorial é a criação de uma pequena app para um restaurante que permita consultar e inserir ementas. Para tal vamos usar como linguagem de programação o nodeJS, como base de dados o MongoDB e a framework LoopBack que nos vai permitir criar facilmente, de forma dinâmica, end-to-end REST APIs.
Para a criação de uma API RESTful com autenticação em apenas 5 minutos devem ter o nodeJS já instalado (saiba como instalar no Ubuntu, Windows e macOS) e também o mongoDB. Além disso, deve ter também já realizado os passos definidos na tutorial 1.
#4 – Ligação ao mongoDB
Para a instalação do conector do mongoDB devem executar o seguinte comando:
npm install --save loopback-connector-mongodb
Vamos agora “ligar” o conector…
lb datasource mongoDS --connector mongoDB
Para isso devem indicar os dados solicitados tal como mostra a imagem seguinte.
Agora devemos mudar o ficheiro /server/datasources.json, no sentido de se começar a usar a base de dados para armazenar dados. O ficheiro deverá ficar com a seguinte informação:
A partir deste momento já temos a base de dados “comida” criada.
#5 – Modelos de dados
Uma vez que já criamos a base de dados vamos agora criar as “tabelas”, que no mongoDB se chamam coleções. Para este exemplo vamos criar a coleção (modelo) pratos. Para criar um modelo basta que usem o comando lb model e preencham os dados solicitados.
Quem pretender proceder a alguma alteração, pode fazê-lo no ficheiro /common/pratos.json.
Neste momento podem verificar se o modelo já está disponível dentro da base de dados. Para isso vamos executar o comando node .
Depois basta que insiram no browser o seguinte endereço: http://localhost:3000/explorer/
Na última parte vamos ensinar a inserir dados e a mostrar também como podemos “ativar” a autenticação do WebService. Estejam atentos e obviamente que todas as dicas, melhorias e sugestões serão bem vindas.