Olá a todos, hoje vou falar-vos de webservices, já todos ouvimos falar deles e da sua utilidade, neste tutorial vou mostrar-vos como criar um webservice. Mas o que é um webservice?
Com a intensiva utilização da Internet e com a facilidade de transferência de informação, surgiu um novo desafio para os programadores: partilha de dados entre aplicações.
Como existem milhares de programas diferentes, diversos sistemas operativos e plataformas, é neste cenário que se encaixam os WebServices, que são nada mais nada menos “componentes” que permitemàs aplicações enviar e receber dados em formato XML, independentemente da linguagem da aplicação e do seu sistema. O principal objectivo dos WebServices foi fazer com que as empresas fossem mais ágeis a integrar sistemas e a interagir com sistemas de terceiros.
Projecto: Criar um WebService no Visual Studio é muito simples, basta criar um novo site e escolher asp.net Web service.
Depois de criado vão ficar com um ficheiro de extensão asmx, este ficheiro só contém a linguagem a ser utilizada e qual a classe a que se refere. O que nos interessa é o ficheiro asmx.cs, que é o ficheiro de código.
A primeira grande diferença é a utilização do atributo [WebMethod], este atributo tem de ser colocado em todos os métodos que nós queremos que sejam acessíveis ao exterior.
Agora vamos alterar o nosso método default Hello World por um método que faz uma soma, o resultado é o seguinte:
Depois vamos criar um projecto Windows forms para consumir o nosso webservice.
Nessa form colocamos duas caixas de texto para os valores de input, uma texbox para o resultado e um botão para invocar o webservice.
O projecto ficará com o seguinte aspecto:
Depois vamos adicionar o serviço ao nosso projecto Windows forms, para fazer isso é muito simples basta adicionar uma service reference (Visual Studio 2010), web reference nas outras versões.
Depois para encontrar o nosso Web Service e como está na solução existe um atalho como mostra a figura. Caso estivesse no IIS ou na Internet bastava colocar o URI na caixa de texto.
Depois de descobrir o serviço, basta indicar um nome e estamos prontos para o testar.
Como podemos ver agora na solução aparece o webservice com o nome que lhe demos.
Agora para o utilizar, nada mais simples: basta instanciar o webservice que tem como namespace o nome que lhe demos.
E agora estamos prontos para correr a nossa aplicação.
Colocamos os dois valores e aguardamos o resultado.
Por hoje é tudo como vêem é muito simples trabalhar com webservices com o .NET e neste momento já existem ainda mais ferramentas para tal, como a Framework WCF e os RestfulServices.
Espero que tenham gostado e até ao próximo. Boa programação.