Pplware

Tutorial – Aprenda a usar o serviço no-ip (Parte II)

Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? É verdade que pode sempre usar o endereço público associado ao router, mas sabia que este muda de X em X tempo?

Como solução para este problema podemos usar o serviço no-ip. Hoje ensinamos como podem configurar este serviço no próprio router.

A configuração do serviço no-ip no router technicolor tg784n v3 é realizada na funcionalidade DNS dinâmico. O DNS dinâmico pode ser usado de forma a indicar um hostname fixo (por exemplo, host.no-ip.com) para o endereço IP público (ou de rede remota) atribuído pelo ISP (em geral, um endereço IP dinâmico).

Desta forma os servidores localizados na rede local podem também ser acedidos por meio desse hostname em vez do endereço IP atribuído pelo ISP.

Essa configuração é realizada em Ferramentas > DNS Dinâmico, depois carregamos em Configurar. Dentro dessa interface devemos preencher:

E está feito! Após a configuração deverá receber ver uma mensagem na própria interface que indica que os parâmetros introduzidos estão correctos.

Com esta funcionalidade activa, deixa de ser necessário instalar qualquer software no PC para que o endereço IP público associado ao serviço esteja sempre actualizado.

Exit mobile version