Existe uma certa relutância, por parte dos utilizadores, a aceitar o novo Windows Vista como sucessor legitimo do Windows XP. Em termos gerais, existem 2 razões para isso acontecer:
- Nunca utilizaram e “tocam a música pelo bico de outro”;
- Instalaram, em máquinas com mais de 1 ano, não afinaram convenientemente o sistema e detectando alguma lentidão em comparação com o Windows XP.
Além destas 2 razões, que são a grande maioria dos resistentes, outros utilizadores, que têm um má imagem sobre o Vista, reportam algumas razões com fundamento, nem tudo é perfeito, ainda falta, alguns “votos de confiança” e maturidade a este Sistema Operativo.
Mas para os utilizadores das 2 primeiras razões do descontentamento, deixo uma sugestão:
– Vamos turbinar o Vista.
São vários os passos que iremos dar, passos certos para uma redução do consumo de recursos por parte do hardware em função de software inútil. Siga as sugestões, mas tenha também uma atenção quanto ao impacto que estas terão no seu sistema.
1 – Existem várias alterações ao registo do Windows, encontrei este zip, em baixo para download, com algumas dessas alterações compiladas, descarregue, descompacte e adicione o .reg [dois cliques em cima para o instalar] (obrigado Malamen pelo ZIP).
Dentro, encontrará alterações para o registo, que permitem colocar no menu de contexto o comando mover para, copiar para, etc., Também adicionará comandos, que obrigam o sistema a desligar tudo o que está aberto no ambiente de trabalho, aumentando a velocidade de encerramento. Estas e outras alterações que já falamos no Pplware.
2 – Desligue funcionalidades inúteis, funcionalidades que não utiliza.
Pode ver neste artigo do Pplware, onde encontra a janela que activa e desactiva funcionalidades do Windows Vista. Ao desligar certas funções, que o Vista carrega por omissão, estará a aliviar o arranque e o desempenho geral do sistema operativo, notará um aumento de rendimento e notará um consumo de memória inferior.
3 – Botão direito do rato no item Computador, seleccione Propriedades ou use as teclas WIN + Pause/Break, clique em Definições Avançadas de Sistema, que se encontra no lado esquerdo da janela que se abriu, pode atalhar escrevendo sysdm.cpl na barra de pesquisa, clique no enter. Agora no separador Avançadas clique no botão Definições.
Com a janela das Opções de desempenho aberta, desligue todos os efeitos visuais. Agora vamos activar somente as seguintes:
- Activar composição do ambiente de trabalho [se quiser usar o tema Windows Aero]
- Activar vidro transparente [para usar as transparências do Windows]
- Mostrar pré-visualização e filtros na pasta
- Mostrar miniaturas em vez de ícones
- Mostrar o conteúdo das janelas enquanto são arrastadas
- Suavizar os limites dos tipos de letra no ecrã
- Utilizar sombras para nomes de ícones do ambiente de trabalho
- Utilizar estilos visuais em janelas e botões [se quiser usar o Windows Aero ou o tema base]
Se eventualmente desligar alguma que entenda ser fundamental para si, na utilização do Vista, volte aqui e ligue-a.
4 – Agora no Painel de controlo, clique no ícone Opções de pastas e vá ao separador Ver.
Aqui também vamos alterar o estado de algumas opções, que estão configuradas por pré-definição, estas consomem recursos e são de pouca valia.
Vamos desactivar as seguinte:
- Apresentar informações sobre o tamanho do ficheiro nas sugestões da pasta.
- Apresentar vistas de pastas simples no painel de Navegação.
- Ocultar extensões para tipos de ficheiro conhecidos.
- Mostrar ficheiro NTFS comprimidos ou encriptados a cores.
- Mostrar descrição de pop-up para itens de pasta e do ambiente de trabalho.
Além destas tem outras opões que pode desligar, no entanto, pelo que li, não afectam os recursos utilizados do sistema, é como quem diz, nem aquecem nem arrefecem.
5 – Agora clique com o botão direito do rato sobre o ícone Computador no ambiente de trabalho e seleccione a opção Gerir (pode usar o comando services.msc, correndo-o no Executar ou na Barra de pesquisa do Menu Iniciar, clique em enter para executar).
Agora, vá a esta janela, Gestão do computador e escolha a opção Serviços e Aplicações, aí clique no link Serviços. Aqui poderá colocar uma série de serviços para o estado Manual, serviços esses que estão a arrancar com o Windows, em modo Automático. Ao não arrancar com o Windows a máquina registará uma aumento de velocidade nas acções.
Estes são alguns que poderá colocar em modo Manual:
- Experiência de Aplicação
- Browser do Computador [caso não tenha ligação a qualquer rede]
- Gestor de Sessões do Gestor de Janelas do Ambiente de Trabalho [caso não utilize o tema Aero]
- Serviço de Políticas de Diagnóstico
- Cliente de Distributed Link Tracking
- Serviço de indexação [se não utilizar frequentemente a pesquisa do Vista]
- Ficheiros Offline
- Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis
- Spooler de Impressão [caso não utilize qualquer impressora]
- ReadyBoost [caso não utilize este serviço]
- Registo Remoto [desligue sempre este recurso pro segurança]
- Início de sessão secundário
- Centro de segurança
- Servidor [se o PC não está ligado a qualquer rede]
- Restauro do Sistema [se não utilizar este método de recuperação]
- Serviço de entrada do Tablet PC
- Programa Auxiliar TCP/IP NetBIOS
- Temas [caso queira somente usar o tema clássico do Windows]
- Serviço Relato de Erros do Windows
- Serviço de programação do Windows Media Center [se não utiliza o agendamento do WMC]
- Pesquisa do Windows [ se não utiliza frequentemente esta função]
- Hora do Windows [se não conta com esta função]
NOTA: Em cada serviço, caso tenham dúvidas, poderão ler um pequeno resumo explicativo com a função do mesmo. Também, se derem um clique sobre o mesmo, na janela individual de cada um, poderão ver se este é dependente ao interfere com outro qualquer serviço, relacionando-se em qualquer fase do funcionamento do Windows.
Será por isso mais fácil descobrir, caso aconteça, qual deles não está ligado. Atenção que este processo de passar os serviços de modo Automático para Manual é totalmente seguro, caso o serviço seja requisitado o Windows perguntará se o querem ligar.
6 – Escreva msconfig na barra de pesquisa e enter. Agora vá ao separador Arranque e desligue tudo o que estiver a mais, deixe o Antivirús e pouco mais. Caso tenha um portátil tenha em atenção aos serviços dos objectos tipo Touch Pad etc., caso os desligue e façam falta, volte aqui e ligue de novo.
Antes de fechar esta janela, vá ao separador Serviços e esconda os serviços da Microsoft, veja que serviços de terceiros estão a correr com o seu sistema operativo, por exemplo, actualizações ou verificações de versões, de software instalado na sua máquina, estes podem ser desligados.
Com o Windows Defender, pode também retirar do arranque aplicações que estejam colocadas para iniciar com o Windows, assim como pode remover do arranque o próprio Windows Defender. Abra o Windows Defender e clique na opção Ferramentas e depois em Explorador de Software.
7 – Abra a janela do Som no Painel de controlo, ou escreva no menu de pesquisa mmsys.cpl e clique em enter. Vá ao separador Sons e nos Esquemas de sons, seleccione Sem sons. Aqui pode deixar, eventualmente, alguns mais importantes como o do Inicio do Windows, o de encerramento ou o de erro, por exemplo.
8 – Depois de ter feito estes pontos que falei, verá um aumento considerável das performances do Windows Vista. Caso queira mais, caso queira personalizar e optimizar o Vista além destas que falei, utilize uma das várias ferramentas de tweak que já falei aqui no Pplware. Deixo esta pequena relação de aplicações de terceiros, capaz de executar muitas configurações de personalização e optimização.
Lista de Software de Tweaking do Windows Vista:
9 – Não posso deixar de vos relembrar este, este, este e este artigo, que são muito importantes para a saúde do Windows Vista.
10 – Por fim, não se esqueçam que o rendimento também parte do suporte, onde o Windows está gravado e onde corre os ficheiros de apoio, o disco.
Desfragmente e limpe-o com regularidade, é um importante meio para ter mais velocidade no sistema operativo.
Espero que seja útil, este guia e que altere algumas ideias mais “rijas” de utilizadores ainda relutantes ao Windows Vista.