Pplware

Termostato inteligente – Netatmo (Parte I – Instalação)

Com o chegar do inverno as casas necessitam de ser aquecidas de forma a manterem-se confortáveis. Há diversos sistemas de climatização disponíveis no mercado, um dos sistemas mais usado, principalmente nas zonas mais frias, é o de caldeiras murais a gás.

Hoje vamos mostrar como podem proceder à instalação do Termostato inteligente da Netatmo.


As caldeiras são instaladas com um ou mais termostatos nos vários compartimentos que são regulados para uma temperatura desejada e a caldeira vai trabalhando de forma que a temperatura seja mantida no valor desejado. Outro método de controlo é através de uma programação horária. Nesta situação a caldeira funciona num período de tempo previamente definido. Estas formas de comando, apesar de eficientes, poucas informações fornecem aos utilizadores. Também não respondem a situações singulares, como por exemplo um fim de semana ou umas férias fora de casa. Nestas ocasiões, e quando é deixado o sistema de aquecimento desligado, a casa está sempre fria na hora do regresso!

Hoje, queremos ter toda a informação na nossa palma da mão, queremos saber em qualquer momento a temperatura da nossa casa, ver a evolução desta ao longo do tempo, saber quantas horas trabalhou a caldeira, para saber quanto estamos a gastar ao fim do mês. E claro, seria de todo importante que pudesse ser comandada através da Internet de forma a que no regresso do tal fim de semana ou de umas férias possamos ligar o sistema de aquecimento durante a viagem para quando chegar a casa esta se encontre à temperatura desejada.

Há no mercado uma série de dispositivos simples de IoT, que integram com sistemas Apple HomeKit, Alexa ou Google Assistant e que permitem ter toda esta informação no nosso telemóvel.

Instalação do Termostato inteligente da Netatmo

Este é um termostato inteligente da empresa Netatmo para caldeiras individuais a gás, gasóleo e lenha. Este sistema pode ainda ser usado em algumas bombas de calor. No site há uma lista completa dos sistemas com as marcas e modelos compatíveis.

Mesmo que o equipamento não esteja listado, é possível que seja compatível, como foi com o tutorial que trazemos hoje, basta que o sistema possa ser comandado com o fecho de um contacto. Em algumas situações pode haver a necessidade de comandar uma bomba circuladora, neste caso há que respeitar os limites de tensão/corrente definida.

Iremos ver que passos foram dados para instalar o Termostato inteligente numa caldeira a gás. A caldeira é uma caldeira que não está listada no site conforme já referido, mas através do manual constatou-se que existe uma local para ligar um termostato – assinalado a vermelho na seguinte figura.

O que vem dentro da caixa?

No interior da caixa do Netatmo  podemos encontrar para além do livro de instruções de montagem e operação, o termostato com acessórios para fixação do mesmo na parede (com parafusos incluídos ou fita adesiva de 2 bandas) ou colocação livre em qualquer móvel lá de casa, o relé e respectivos cabos de ligação à caldeira, um módulo de comunicação sem fios para ligação do relé e que permite receber ordens do termostato bem como fazer a comunicação com a Internet, e ainda 3 pilhas AAA para o termostato.

Para a montagem do termostato devem realizar-se os passos a seguir descritos. Um dos cuidados a ter é desligar a alimentação de energia para evitar qualquer acidente! Caso não se se sinta confortável a abrir a caldeira pode sempre pedir a um técnico especializado.

Os passos são os seguintes:

 

Se optar pela colocação fixa numa parede da habitação deve ter o cuidado de o colocar a uma altura de 1,5 m e afastado, pelo menos 1 m, de portas, janelas ou fontes de calor.

Considerações Finais…

A instalação demorou 1h30m, pois a caldeira não é das mais fáceis para aceder à placa de ligações. Acresce que a ligação por Bluetooth entre o smartphone e módulo de comunicação/rede não correu bem, apenas à segunda vez se conseguiu configurar o módulo.

Na segunda parte iremos apresentar as funcionalidades do Termostato inteligente, nomeadamente a aplicação para Smartphone e Desktop.


Um agradecimento ao Fernando Melo Rodrigues e Pedro Rodrigues pela elaboração deste fantástico tutorial.

Exit mobile version