Temos de andar sempre prontos para apanhar mais uma novidade que ela possa fazer. E a ideia é apanhar a coisa no momento certo e sem grandes preparações.
Esta vontade de apanhar tudo por vezes leva a que se cometam erros de principiante, claro que se houvesse 5 minutos de reflexão, certos acidentes cinematográficos não ocorriam. 😉
O que mais me aborrece é o filmar com o telemóvel na posição em que o apanho a jeito. Isso dá direito a ter metade dos filmes que lhe fiz com um desfasamento de 90 ou 270 graus.
Pretendo é mesmo ficar babado com o espectáculo que tenho aqui em casa. Mas como meter 5 ou 6 pessoas de cabeça à banda a ver as “macacadas” que ela faz? Impossível!
Tinha de arranjar uma maneira de rodar os vídeos, mas como? E claro sem recorrer a ferramentas complicadas ou a precisar de pó mágico. Mas a solução é bem simples e está em qualquer Windows. Simples simples! Basta chamarem para a confusão o Windows Movie Maker.
No caso do Windows Vista basta escreverem “windows movie maker” na caixa de texto do menu iniciar. No caso do Windows XP acedam ao menu Iniciar, Programas e depois a Acessórios. O Windows Movie Maker deve andar por lá. Se nenhuma das duas maneiras servir podem sempre aceder a “c:\Program Files\Movie Maker\moviemk.exe”
E depois de o chamarem os passos são os seguintes:
- Importem o vídeo que pretendem rodar para dentro do Windows Movie Maker.
- Arrastem o vídeo importado para dentro da timeline. Devem ficar com a primeira imagem do vosso vídeo “torto” na janela da direita. Acedam a Ferramentas -> Efeitos e passam a ter disponível todos os efeitos que esta ferramenta trás.
- Escolham a vossa opção pretendida de “Rodar”. No meu caso foi “Rodar 270”. Arrastem a opção pretendida para cima da time line, com o cuidado de a colocarem em cima do vídeo que já lá deixaram. O vídeo da janela da direita deverá estar já na posição correcta. Caso não esteja apliquem mais 90º ou 270º até ficar como pretendem.
- Tendo o vídeo na posição certa falta-nos apenas gravar o dito.
- Para isso acedam ao menu Ficheiro -> Publicar Filme.
- Escolham o tipo de ficheiro que pretendem (no meu caso foi “Este computador”). O tipo que escolherem vai influenciar a qualidade do filme.
- Indiquem o nome e o local o pretendem gravar.
- Afinem as definições de qualidade do vídeo final.
- E é só deixar o Movie Maker trabalhar…
No final devem ter o vosso vídeo no local que indicaram.
Acabaram-se portanto as desculpas para andarem a ver os vossos vídeos com a cabeça de lado. É mesmo muito simples e poupa-vos nas dores de pescoço e nas pomadas para os torcicolos.
UPDATE: Faltou indicar de início que o Windows Movie Maker apenas aceita vídeos de certos formatos. Caso o Windows Movie Maker se queixe do vídeo que estão a querer alterar, basta descarregarem uma ferramenta de conversão e converterem para, por exemplo, wmv (esse formato é suportado).