SocialVPN é uma VPN P2P e open source que utiliza tecnologias como IPOP (IP-over-P2P), NAT, UPnP e DHT para criar uma rede privada virtual directa sem ser necessária a configuração de um servidor específico, ao contrário de todos os servidores de VPN comuns como por exemplo o OpenVPN.
Ao usar o protocolo de troca de chaves (diffie-helman) e criptografia assimétrica (RSA), permite de forma segura e autenticada a criação da rede. A propagação dos certificados na rede é feita por uma DHT (Distributed Hash Table). A permissão dada aos certificados dos utilizadores pode ser automática através de uma rede social, ou seja, só aceita o certificado havendo uma relação de amizade entre os utilizadores na rede social.
Instalação Ubuntu:
Depois de fazer download do ficheiro respectivo, é necessário executar os seguintes comandos:
sudo apt-get install mono-runtime libmono-corlib2.0-cil libmono-system2.0-cil libmono-system2.0-cil libmono-system-web2.0-cil libmono-system-runtime2.0-cil libmono-posix2.0-cil uml-utilities
sudo apt-get -f install
sudo dpkg --install socialvpn_0.5.1.deb
Já instalei, e agora?
1. Colocar o socialVPN a correr e ir ao endereço: http://127.0.0.1:58888
2. Adicionar um endereço de email
3. Carregar no “Add” no topo direito da página.
3.1. Partilhar a chave do rectângulo 1 da imagem ou enviar o link no rectângulo 2.
ou
3.2. Adicionar a chave de outro computador.
4. Depois de carregar no botão “OK”, basta esperar e seleccionar o link “Allow”
5. Carregar no botão “Allow”
Depois de concluídos estes passos, a ligação só é estabelecida quando os passos 4 e 5 forem efectuados na outra máquina, ou seja, quando for aceite a chave no outro computador.
Nota: Como tem tecnologia UPnP não é necessário abrir qualquer porto nos routers.