A investida que a Microsoft tem feito nos últimos tempos no que toca à sua ferramenta de acesso remoto ao Windows mostra que quer que os utilizadores usem o Windows não apenas directamente mas também de forma remota e em todas as plataformas.
Mas é importante que os utilizadores tenham presente que não basta ter as aplicações para conseguirem esse acesso e que devem configurar o Windows para o poderem fazer.
A dica hoje é simples, mas extremamente útil e importante para quem quer usar o Remote Desktop para aceder a um Windows 8.
As funcionalidades que o Remote Desktop disponibiliza tornam-na a ferramenta perfeita para gerir e aceder remotamente a um Windows, quer seja um Desktop ou um Servidor.
Conseguimos rapidamente, mas de forma segura, ter acesso a todas as funções do sistema operativo como se nele estivéssemos a trabalhar directamente.
Mas por razões de segurança esse acesso está bloqueado e precisa de ser configurado para que possam ter controlo remoto. É precisamente essa configuração que vamos explicar como podem fazer, garantindo que em qualquer lugar podem aceder ao vosso computador.
Como activar o acesso remoto no Windows 8
Há alguns anos a Microsoft, por razões de segurança, passou a ter o acesso remoto ao Windows desactivado. Esta medida pretende evitar que as máquinas estejam expostas a tentativas de acesso sem que os utilizadores tenham decidido que devem ter. É por essa razão que é necessário configurar a permissão de acesso remoto.
Para começar devem aceder ao Control Panel, bastando para isso que o escrevam na pesquisa do Windows ou que lhe acedam via PC Settings.
Depois, e dentro do Control Panel devem escolher a opção System and Security. Esta é uma opção que encontram logo no início da janela, quando têm a vista por categorias activada.
No passo seguinte devem escolher a opção Allow remote access que fica na zona System. Esta opção requer que tenham acesso de admin na conta que estão a usar no PC.
No passo final devem seleccionar a opção Allow remote connections to this computer e aplicar essa alteração.
Se pretenderem adicionar uma camada extra de segurança podem, na zona Select Users, definir quais os utilizadores que vão poder autenticar-se e aceder através de um Remote Desktop.
A partir desse momento a vossa máquina pode ser acedida por qualquer um dos clientes de Remote Access que a Microsoft lançou recentemente, quer sejam os desenhados para os terminais móveis, quer sejam iOS, Android ou Windows Phone, ou os criados para o Windows ou OSX.
Esta é a mais simples e segura forma de aceder e controlar remotamente um Windows, tendo acesso a todas as funções e opções como se estivessem a trabalhar directamente na máquina.