Os serviços que gravitam à volta dos sistemas operativos móveis permitem que possamos extrair ainda mais destes. Pra além das lojas de aplicações temos também os serviços cloud de alojamento de informação e até os muito úteis serviços de localização.
Mas como podemos gerir os dispositivos que estão associados às nossas contas? No caso do Android e do Google Play, este processo é extremamente simples.
A necessidade de gerir estes dispositivos prende-se com a possibilidade de trocarmos de equipamentos e querermos simplesmente removê-lo da nossa lista de dispositivos ou, noutro exemplo, querermos dar-lhe um nome mais sugestivo ou que permita uma identificação mais rápida.
Ao termos um smartphone Android associado à nossa conta Google podemos fazer a sua gestão de aplicações através da loja da Google, adicionando as aplicações que queremos remotamente ou podemos fazer a sua localização através do Android Device Manager.
A lista de dispositivos está associada à vossa conta Google e é essa lista que é mostrada quando decidem instalar uma aplicação remotamente ou quando procuram um dispositivo.
Como por vezes têm vários associados, que provavelmente apenas estiveram a testar, é importante poder removê-los das listas apresentadas ou, caso ainda os mantenham, poder renomeá-los.
Toda a gestão pode ser feita de forma central, directamente num browser, na Google Play. Basta que se autentiquem com a vossa conta e que sigam os passos que vamos explicar.
Como gerir os nossos dispositivos na Google Store
Depois de se terem autenticado precisam apenas de aceder à loja de aplicações da Google. Na Play Store vão encontrar, abaixo dos dados da vossa conta, um símbolo que associam às definições.
Carreguem nesse ícone e do menu que for apresentado devem escolher a opção Settings. É aqui que todo o processo vai decorrer.
Na página que for aberta vão poder ver a lista dos dispositivos que têm associado à vossa conta Google. Todos os que foram configurados com essa conta estão aí presentes e disponíveis para serem consultados.
A informação que é disponibilizada permite que consigam identificar o dispositivo e também que saibam alguma informação adicional. Esta incide na data de registo e na da última utilização.
Podem também decidir se querem que o dispositivo esteja presente nos menus onde forem listados os vossos equipamentos e ver o nome que deram aos telefone.
Qualquer um dos dispositivos pode ser editado, mas apenas podem alterar a opção de presença nas listas de equipamentos ou o nome que lhe atribuíram.
Para fazer essa alteração de nome devem carregar no botão Edit e mudar o nome do aparelho. Para terminarem apenas precisam de carregar no botão Update.
A presença nas listas é controlada pela caixa de selecção e apenas necessitam de retirar a escolha para que seja de imediato assumida a alteração.
Depois desta alteração os dispositivos que removeram deixam de estar presentes nas listas da instalação de aplicações ou do Android Device Manager.
Apesar da Google não permitir a remoção completa dos dispositivos, dá-nos a possibilidade de gerirmos a sua visibilidade e o seu nome.
Este é um processo simples, mas que graças à sua pouca visibilidade nem todos conhecem a sua existência.
Façam então a gestão dos vossos dispositivos, decidindo os que querem presentes e dêem-lhes nomes sugestivos e que permitam uma identificação mais rápida e precisa.