Pplware

O que o meu router TP-Link é capaz de fazer? (Parte II)

O Pplware tem em testes o router TP-Link o Archer C8. No geral, este é um equipamento robusto, com várias tecnologias de ponta e com uma interface de configuração bastante agradável, fluída e muito bem organizada.

Depois de termos apresentado as características do equipamento e também ensinado a aceder à Interface de configuração/gestão, vamos conhecer algumas das funcionalidades deste equipamento.

No nosso último artigo ensinámos a aceder ao equipamento e a proceder a algumas configurações ao nível da segurança. Como referimos, o acesso ao equipamento pode ser realizado via cabo ou então ligado via rede wireless que é disponibilizada pelo próprio equipamento (as credenciais de acesso, definidas de fábrica, estão na traseira do equipamento).

Já dentro da interface gráfica, podemos facilmente verificar que existem os modos para configuração do mesmo:

Hoje vamos explorar o modo Basic.

Internet

A primeira opção (além da apresentação do mapa da rede), disponível no menu lateral é a configuração do ISP (carregando em Internet).

Neste caso o utilizador apenas tem de ligar o cabo UTP do operador à interface Internet (localizada na parte traseira do equipamento).

Depois, por norma, o utilizador não necessita de efectuar qualquer configuração a este nível. No entanto, pode sempre “espreitar” as configurações atribuídas pelo operador ou, no caso do IP ainda estar a zero, forçar que lhe seja atribuídas as configurações necessárias.

Wireless

Na opção Wireless, no menu lateral, podemos também proceder às configurações básicas ao nível da interface que vai funcionar na gama dos 2.4 Ghz e dos 5 Ghz.

Nesta interface apenas podemos definir o SSID (nome da rede) para cada uma das interfaces, chave de acesso, ocultar o SSID ou então simplesmente activar/desligar a interface Wi-Fi (em qualquer uma das gamas de frequência).

 

USB Settings

Na opção USB Settings podemos proceder à partilha de ficheiros através da rede e da impressora.

File Sharing

No caso da File Sharing apenas necessitamos de ligar um disco ou Pen à interface USB para que a informação contida passe a estar disponível através de uma simples partilha ou via FTP. Nesta interface é também possível definir opções de segurança para acesso à informação.

Print Server

No caso do servidor de impressão, para o utilizar basta que o activem e liguem a vossa impressora via porta USB. De referir que este equipamento tem duas portas USB.

Não se esqueçam de instalar os drivers da impressora no PC e também o utilitário TP-LINK USB Printer Controller que está disponível gratuitamente no site da TPLink.

 

Guest Network

Por fim uma funcionalidade que nem todos os equipamentos Wi-Fi oferecem, que é a possibilidade de criar uma rede para “visitantes”, ou na prática criar uma rede adicional, separada da rede principal e assim garantir alguma segurança.

Esta opção pode ser interessante para superfícies comerciais que pretendam oferecer rede aos seus clientes.

E ao nível das configurações básicas está feito. Este equipamento tem em muitas outras funcionalidades interessantes que iremos explorar em próximos artigos como, por exemplo, controlo de largura de banda, encaminhamento, controlo parental, NAT, IP & MAC Binding, etc. Estejam atentos aos próximos tutoriais.

Exit mobile version